Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA GUIMARÃES DE OLIVEIRA

DISCENTE: ERIKA GUIMARÃES DE OLIVEIRA
DATA: 24/09/2018
LOCAL: Sala 22 PROPPG - UFERSA

LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Investigando os memes compartilhados nas mídias sociais

Ensino; Letramento multimodal crítico; Meme.

ÁREA: Educação

Diante da característica multimodal dos gêneros discursivos (KRESS; van LEEUWEN, 2006), o estudo sobre como os variados elementos semióticos se relacionam é importante, pois permite a interação entre os elementos que compõe os diferentes sentidos ou significados nas esferas comunicativas. Essa perspectiva de associar os conceitos de multimodalidade e visão crítica sobre a linguagem, ou seja, letramento multimodal crítico (LMC), tem sido abordada por autores como (BUZATO, 2007; MOTTA-ROTH, 2008; CATTO, 2015). Esta pesquisa se concentra no estudo do letramento multimodal crítico em aulas de língua portuguesa a partir de memes compartilhados nas redes sociais. Os memes presentes em nosso cotidiano são vistos como elementos de diversão e entretenimento, mas podem ser utilizados também como ferramenta de aprendizagem. Eles circulam em espaços digitais como Facebook, gerando interação e comunicação, sobretudo a partir do humor, nos comentários compartilhados em redes sociais. O desafio da prática pedagógica é associar o humor dos memes ao ensino de forma geral e, neste trabalho em específico, ao ensino de língua portuguesa. Nosso objetivo é investigar de que maneira o LMC em alunos do ensino fundamental II se caracteriza, considerando os elementos pragmático-discursivos que constituem memes políticos e educacionais e os discursos que emanam nos comentários dos alunos em sites de redes sociais. Apoiamos-nos nas discussões de Kress e van Leeuwen (2006) sobre multimodalidade e Gramática do Design Visual (GDV), bem como nos estudos sobre letramento crítico a partir da Análise de Discurso Crítica (ADC) de Fairclough (1989, 1997, 2001, 2003) desenvolvidas a partir da Pedagogia dos Multiletramentos (GNL, 1996, ROJO, 2012). Partimos da hipótese de que, o desenvolvimento do letramento multimodal crítico é recomendado pela educação formal e, com esse tipo de letramento, espera-se que o aluno: 1) amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas; 2) aumente suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania e 3) amplifique a capacidade de análise crítica. Como objetivos específicos, buscamos descrever os memes políticos e educacionais em sites de redes sociais e analisar os discursos proeminentes que emanam dos comentários sobre os memes de alunos do Ensino Fundamental II. Para metodologia, propomos uma pesquisa de campo (digital), com base teórica na análise multimodal e de discurso crítico, que se explica pela necessidade de considerar diferentes recursos semióticos que constituem o meme, além de elencar elementos padronizados que possibilitem a separação em categorias. Num segundo momento, analisamos um corpus constituído de comentários sobre memes, numa comunidade criada a partir de uma conta particular no site de relacionamento Facebook. Neste estudo, investigamos como o LMC é contextualizado a partir dos resultados obtidos, na análise dos comentários sobre os memes, e buscamos entender como o LMC acontece na compreensão dos aspectos multimodais críticos no cotidiano do aluno, dentro e fora de sala de aula.

Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Externo ao Programa - 3046725 - JOSE ROBERTO ALVES BARBOSA