Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO BATISTA NEVES FERREIRA

DISCENTE: JOAO BATISTA NEVES FERREIRA
DATA: 20/09/2018
LOCAL: SALA 15 IFRN

LETRAMENTO MULTIMODAL NO ENSINO DE LIBRAS: UMA ANÁLISE DE SALA DE AULA DE ALUNOS SURDOS EM APODI-RN

Alunos surdos; Libras; Multimodalidade; Letramento Visual.

ÁREA: Educação

O letramento visual no ensino da Libras, e a perspectiva teórica adotada é a Semiótica Social.Os pressupostos da abordagem da multimodalidade voltada à educação de surdos, ao ensino do aprendizado de Libras, que aqui se entende como primeira língua, principalmente quando analisamos o ensino de Língua de Sinais.Pensando-se em uma proposta e produção materiais didático, propomo-nos a descrever como acontece a aprendizagem de LIBRAS dos alunos surdos do em uma escola pública no interior do Rio Grande do Norte pelo letramento visual. Para atingir esse objetivo, fazemos uso de uma metodologia descritivo-exploratória para compreendermos esse processo de ensino com os alunos surdos e professores de Libras em suas metodologias. Além disso, também propormos alguns caminhos que podem ser adotados nesse modo peculiar dos alunos surdos de experimentar e despertar sua curiosidade e tentar perceber a intenção das práticas didáticas culturais/sociais por meio da visão. Embasamo-nos nas discussões sobre os elementos multimodais (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; RIBEIRO, 2013) multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2013), pedagogia visual (CAMPELO, 2007) e letramento visual (GNL, 1996; STOKES, 2002; ROJO, 2013). Nossos resultados, mesmo que ainda incipientes, iremos até sala de aula, observamos e faremos anotações em e nosso diários depois, analisaremos o material didático no ensino de Libras para os alunos, são potencializadores do aprendizado; há uma preocupação também com metodologias que envolvam a realidade do aluno para as novas aprendizagens, que vão desde o conhecimento da língua de sinais até mesmo práticas sociais em outros ambientes para além da escola. Dessa forma, apresentamos algumas estratégias visuais os elementos multimodais, mas também para uma proposta de ensino de bilíngüe que use letramento visual, como metodologias de ensino nessa proposta e produção de material didático.

Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Interno - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS