DO FAZER AO REFLETIR: narrativas (auto)biográficas de professores surdos sobre o processo de ensino de Libras
Professores surdos. Narrativas autobiográficas. Ensino de LIBRAS.
O que nos contam os professores surdos de suas experiências com o ensino de LIBRAS? De
que modo esses sujeitos constroem suas narrativas tendo como ponto de partida suas próprias
histórias de vida? Como suas narrativas podem nos ajudar a pensar o ensino de LIBRAS num
ambiente linguisticamente favorável, como o curso de Licenciatura em Letras Libras de uma
Universidade Federal no interior do Rio Grande do Norte? Neste estudo, tomamos como
objeto de estudo narrativas (auto)biográficas de cinco professores surdos que atuam com
ensino de Libras no Ensino Superior, construídas a partir de entrevistas narrativas
(JOVECHELOVICTH e BAUER, 2002), realizadas individualmente ao longo do ano de
2018. Nos amparamos nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica
em educação (FERRAROTTI, 2010; PASSEGGI, 2010, 2011, 2014, 2016), focalizando na
narrativa de si, em articulação com às concepções de experiência (LARROSA, 2002), ensino,
de língua de sinais, bilinguismo e na própria história da educação de surdos (GESSER, 2012;
QUADROS, 1998; LODI e LACERDA, 2014, 2015; VIEIRA, 2014). No que diz respeito às
análises do corpus, buscamos com a análise temática, proposta por Jovechelovicth e Bauer
(2002), responder as perguntas da pesquisa e, logo, os objetivos traçados.