POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO JOSÉ BALDUINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO JOSÉ BALDUINO DA SILVA
DATA: 29/08/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Sala do POSENSINO-UERN
TÍTULO:

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: implicações curriculares.


PALAVRAS-CHAVES:

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Currículo. Ensino de História.


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As tentativas de fixação de sentidos do currículo por meio da gestação de uma noção de essencialidade própria se apresenta para nós como uma construção precária, uma vez que Hall nos apresenta que as identidades não são algo em si, mas formuladas em um contexto de identificação subjetivas (HALL, 2015), portanto a ideia de essencialidade que se buscou construir em volta do ENEM é entendida nós é entendida como uma construção discursiva para montar uma plenitude para o Exame. Nessa constituição discursiva, os defensores do ENEM trabalharam para a formulação de ideias hegemônicas sobre currículo, aproveitando as lacunas epistemológicas das discussões curriculares para preenchê-las com significados que lhe pareceram alcançar um espaço maior de aceitação (LACLAU; MOUFFE, 2015) abrindo um amplo terreno para ressignificações por professores durante suas práticas. Nosso trabalho propõe assim, analisar as implicações curriculares proporcionadas pelo ENEM a partir da disciplina História. Discutiremos as percepções e ressignificações do ENEM a partir do trabalho docente, buscando perceber como a política de reordenamento curricular, proposta pelo ENEM foi encenada pelos docentes de História na rede pública de Ensino Médio na cidade de Sobral no Ceará. Nosso trabalho traz contribuições ao campo das pesquisas sobre currículo a partir de discussões teóricas pós-estruturalistas, entendendo a realidade não como uma estrutura pronta e estática esperando ser apreendida pelo pesquisador, mas construída contextualmente e marcada pela presença dos discursos que lutam pela constituição hegemônica da interpretação da realidade, dessa forma a ideia de estrutura sólida servindo de base ao real passa a ser vista como algo ausente, um dado que se adia por ser disputada em lutas pela fixação de sentidos (LACLAU; MOUFFE, 2015), dessa maneira “pode-se entender os discursos pedagógicos e curriculares como atos de poder, o poder de significar, de criar sentidos e hegemonizá-los.” (LOPES; MACEDO, 2011). Para nosso trabalho utilizamos como base teórica analítica a abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1998), o que possibilita investigar as disputas frente aos discursos sobre políticas curriculares nos diversos contextos de produção de políticas (BALL; BOWE, 1998), essa abordagem por nos permite analisar políticas públicas desde a formulação inicial até a sua atuação no contexto da prática (MAINARDES, 2006, p. 48). Levando em conta o ciclo de política como aporte teórico, trabalhamos os contextos como locais de fazer política, estes contextos negociam entre si, promovendo criações e recriações em um movimento contínuo de reinterpretação das políticas, desse modo o currículo não pode ser visto como um produto de um contexto exclusivo (ABREU; LOPES, 2006). Nosso trabalho é composto por três capítulos, no primeiro capítulo observamos a centralidade do ENEM nos discursos sobre a qualificação do currículo. No segundo capítulo analisamos as questões da disciplina de História presentes no ENEM entre os anos de 2009 a 2017 e no terceiro capítulo discutimos e analisamos as ações de mobilização em volta do ENEM realizadas pela SEDUC-CE, apresentaremos relatos e análises das falas de professores de História para tecermos nossas observações sobre as implicações curriculares proporcionadas pelo ENEM ao currículo escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Externo à Instituição - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA - UERN
Interno - 2376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI
Notícia cadastrada em: 14/08/2018 10:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03