Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA VALNICE DA SILVA

DISCENTE: MARIA VALNICE DA SILVA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: Sala do POSENSINO-UERN

A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO PROGRAMA JOVEM DE FUTURO: Contexto da prática docente em escolas do município de Aracati/CE.

Ensino Médio. Integração Curricular. Contextos. Programa Jovem de Futuro.

ÁREA: Educação

A integração curricular tem sido uma discussão pertinente nas políticas sobre currículo, na literatura de Lopes (2008); Lopes e Macedo (2011); Costa e Lopes (2016); Fazenda(2008) e Lück(1994) em produções acadêmicas e em documentos norteadores para o Ensino Médio (EM). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996 estabeleceu uma série de medidas para a educação básica. A partir dela, surgiram os documentos para o ensino médio, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio/DCNEM, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio/PCNEM e, recentemente, uma Base Nacional Comum Curricular/BNCC. Esses documentos trouxeram orientações para a integração curricular via competências, interdisciplinaridade, contextualização e temas transversais. Nas escolas de ensino médio do Ceará, a integração curricular ganhou destaque com a implantação do Programa Jovem de Futuro (PJF). Nesse sentido, buscamos nessa pesquisa compreender como os docentes ressignificaram, no contexto da prática, a integração curricular do Jovem de Futuro em duas escolas públicas localizadas no Estado do Ceará, município de Aracati, no período de 2012 a 2014. Para concretizar o estudo, o embasamento teórico da dissertação constitui-se da discussão de produção de políticas de Stephen Ball (1994; 1998; 2004) e a perspectiva da análise da política em contextos por Ball e Bowe(1998), Ball e Mainardes(2011) e Mainardes (2006; 2007). Também, de incorporações dessa perspectiva ao campo das políticas de integração de currículo pelos estudos de Lopes (2008; 2015); Dias e Lopes (2009); Lopes e Macedo (2006; 2011); Costa e Lopes (2016); Costa e Pereira (2012); Oliveira; Frangella (2017); Silva (2016); Santos e Silva (2016); Santos; Oliveira (2013); Busnardo (2009); Santomé (1998); Thiessen (2008); Lück (1994); Fazenda (2008); Shiroma, Garcia, Campos (2011). A dissertação está organizada em quatro capítulos. O primeiro constitui-se da descrição da metodologia da pesquisa e foi dividida em duas partes: aspectos teóricos e aspectos metodológicos. O segundo capítulo analisa políticas de integração curricular a partir de quatro seções: a primeira apresenta uma abordagem histórica e normativa da LDBEN; a segunda, os contextos da integração curricular nas DCNEM, PCNEM e BNCC; a terceira, as metodologias de integração curricular do PJF e, por fim, a quarta, as perspectivas de integração curricular dos autores. O terceiro capítulo analisa o Programa Jovem de Futuro e está dividido em quatro seções: na primeira apresentam-se os marcos históricos do programa; a segunda, as produções acadêmicas; a terceira, a implantação do programa nas escolas públicas do Estado do Ceará e, na última seção, a formação dos docentes no Ceará. O quarto capítulo busca compreender a integração curricular no PJF nas escolas da pesquisa. Por fim, consideramos que as propostas de integração curricular nos documentos oficiais e no Programa Jovem de Futuro hibridizam, na contemporaneidade, o campo do currículo quando buscam fixar/centralizar identidade para o currículo por meio de Base Nacional Comum Curricular. Consideramos ainda que a integração via interdisciplinaridade, competências, contextualização e temas transversais busca atribuir sentidos de qualidade ao currículo e à prática docente.

Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Externo à Instituição - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA - UFRN