Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE DUPRAT SERRANO

DISCENTE: DAIANE DUPRAT SERRANO
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO CONTEXTO ESCOLAR: percepções de professores acerca da implementação da Lei 10.639/2003

Lei 10.639/2003; Ensino; Relações étnico-raciais

ÁREA: Educação

A nossa pesquisa versa sobre a relevância da Lei 10.639/2003, abordando a questão da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. A investigação sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana será realizada na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, em Mossoró/RN, tendo como sujeitos da pesquisa professores/as dessa escola. Estabelecemos como horizonte temporal para o estudo "in loco" o primeiro e segundo semestre de 2018. Objetivamos, com a realização do presente estudo, investigar se o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana está presente na proposta curricular e nas práticas pedagógicas dos/as professores/as do ensino médio da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho. E isso se dará a partir das a partir das percepções dos professores da escola, através da realização de entrevistas e análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico da escola.

Externo à Instituição - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN
Presidente - 1733994 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS