Banca de DEFESA: KÁSSIO ROBERTO BRITO SOARES

DISCENTE: KÁSSIO ROBERTO BRITO SOARES
DATA: 24/07/2018
LOCAL: Sala de Videoconferência IFRN - CAMPUS MOSSORÓ

M-learning: o uso do aplicativo Duolingo para o ensino de gramática e vocabulário em língua inglesa em curso técnico de nível médio

M-learning; ensino de vocabulário; ensino de língua Inglesa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta de ensino de gramática e vocabulário de inglês através do uso do Duolingo em uma escola federal. Os objetivos espeficicos consistem em descrever as potencialidades do uso do Duolingo para a promoção da gramática e vocabulário dos alunos e aplicar a proposta de ensino complementar ao programa do curso técnico de nível médio integrado em meio ambiente. Nossa investigação é conduzida pela concepção de estudos sobre o m-learning (GEDDES, 2004; TRAXLER, 2009; SACCOL, 2011; FERREIRA, 2012; SANTOS COSTA, 2013), letramento digital (KLEIMAN 2005; BAESSO, 2006; FISHER, 2007; COSCARELLI, 2014; DUDENEY, 2016) e tecnologias na educação (WARSCHAUER, 2000; MERCADO, 2002; KENSKI 2007; LEVY, 2017, 1999, 1998; MAYRINK, 2017). Para alcançar o nosso objetivo, desenvolvemos quatro momentos para darmos conta da nossa intervenção pedagógica: no primeiro, foi aplicado junto aos 31 alunos participantes da pesquisa um questionário contendo quatro questões para analisar as necessidades da turma diante do ensino-aprendizagem de língua inglesa. No segundo, foi aplicado um teste diagnóstico avaliativo inicial dividido em 3 partes, sendo constituído por 35 questões (objetivas, associação de colunas e discursivas envolvendo vocabulário) com o intuito de compreender o conhecimento dos alunos sobre os conteúdos do programa da disciplina. No terceiro, foram ministradas 12 aulas no período de 1o a 22 de novembro de 2017, totalizando 7 encontros, 3 aulas por semana, utilizando, através do smartphone, o aplicativo Duolingo, como ferramenta didática pedagógica tecnológica para o ensino de vocabulário em língua inglesa. No quarto, foi aplicado um teste diagnóstico avaliativo final, que tinha como propósito confrontar os resultados com o teste inicial e identificar se o aplicativo têm potencialidades para a promoção do vocabulário. Por fim, concluímos que a intervenção pedagógica possibilitou avanços significativos na aprendizagem de gramática e vocabulário dos alunos, através do uso do aplicativo Duolingo, abrindo uma possibilidade de ensino-aprendizagem, que pode vir a proporcionar um melhor aproveitamento das aulas de Língua Inglesa em escola federal.

Externo à Instituição - REGINA CLÁUDIA PINHEIRO - UECE
Presidente - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN