POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIEL MORAES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIEL MORAES DA SILVA
DATA: 21/06/2018
LOCAL: Sala 14, Bloco de aulas III, UFERSA câmpus Caraúbas

ENSINAR MATEMÁTICA: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE DOCENTES QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO

Ensino Médio; Ensino de Matemática; Narrativas (auto)biográficas; Práticas de ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta dissertação tem como objetivo identificar nas narrativas (auto)biográficas de docentes que atuam em escolas públicas concepções, metodologias e práticas de ensino de matemática no Ensino Médio. Nesse sentido, partimos da abordagem qualitativa, na qual se ancoram os estudos com narrativas (auto)biográficas, orientando-se pela seguinte questão: O que nos contam professores de matemática sobre suas experiências de ensino? A fim de responder a essa pergunta, o percurso metodológico estrutura-se em três momentos, concomitantes: revisão bibliográfica, documental e empírica. Como referencial teórico-metodológico, adotamos os trabalhos desenvolvidos por D’ambrosio (2005), Fiorentini (2009), Bertaux (2010), Josso (2004, 2010), Passeggi (2006, 2008, 2007), Ferrarotti (1988), Pineau (2006), Delory-Momberger (2010) e Souza (2004; 2006; 2007), dentre outros. Na pesquisa documental, buscamos nos documentos orientadores do Ensino Médio as concepções de ensino de matemática, destacando-se, entre outros, a Lei nº 9.394/96, os Parâmetros Curriculares para o Ensino de Matemática (PCEM) e a Lei 13.415/2017. Compreende-se que as mudanças nos currículos, em especial do Ensino Médio, preconizadas pela Lei 13.415/2017 que trata da reforma desta etapa da Educação Básica, o tempo e a qualidade do ensino e da aprendizagem desta disciplina para/pelos discentes na escola pública, em detrimento de outras, são preocupações que emergem no atual contexto e que merecem investigações. A pesquisa empírica será realizada com 08 docentes, sendo 04 pertencentes ao quadro de professores que integram o corpo docente da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE) e 04 professores que integram a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN). A opção metodológica foi pela pesquisa (auto)biográfica, com ênfase nas narrativas das trajetórias de suas experiências e atuação profissional no Ensino de Matemática. A intenção é que possamos compreender aspectos das práticas de docentes de matemática e, quiçá, com eles problematizar o ensino dessa disciplina na Escola Pública. As narrativas (auto) biográficas permitirão aos professores de matemática um revivam as suas práticas, o que pode possibilitar observar-se a si mesmo e, consequentemente, refletir sobre o ensino da matemática em sua práxis.

Presidente - 2259009 - SIMONE MARIA DA ROCHA
Interno - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN