POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELYS GARDENIA DE FREITAS LOPES

DISCENTE: ELYS GARDENIA DE FREITAS LOPES
DATA: 30/05/2018
LOCAL: UFERSA - Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN)

O USO DAS TIC’S NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PROPOSTA PBL: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE MEDICINA

Aprendizagem Baseada em Problema. Educação a Distância. Moodle. Ensino-Aprendizagem

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) estão presentes em todas as áreas, especificamente na educação, contribuindo para a realização de mudanças constantes nas formas de ensinar e aprender. Deste modo, é necessário pensar no espaço de aprendizagem como um ambiente favorável para a inserção de recursos tecnológicos como suporte à aprendizagem. Neste sentido, o objetivo primordial deste trabalho consiste em analisar como a combinação das TIC’s com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problema (Problem Based Learning – PBL) podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de alunos de medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Essa correlação permite o desenvolvimento de práticas educativas voltadas para a aplicação síncrona entre teoria e prática. A metodologia utilizada fundamenta-se no emprego do ciclo de execução da PBL, que foi aplicada por meio da ferramenta computacional Problem, na modalidade de ensino Educação a Distância, no formato semipresencial. A utilização dessa ferramenta objetiva auxiliar o facilitador e os alunos na implantação da PBL no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle. Quanto aos métodos de pesquisa, foram utilizados procedimentos de natureza quali-quantitativa, sendo metodologicamente aplicados o estudo de caso e a estatística descritiva, respectivamente. Com base em pesquisas realizadas sobre o tema, observa-se que a utilização da PBL, de forma isolada ou aliada a recursos das TIC’s, vem contribuindo para a construção de ambientes educacionais dinâmicos e no processo de ensino-aprendizagem. Assim, se faz necessário o uso constante de recursos tecnológicos e de metodologias que instiguem a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento.

Externo à Instituição - CICÍLIA RAQUEL MAIA LEITE - UERN
Presidente - 1286535 - FRANCISCO MILTON MENDES NETO