ELICITAÇÃO DOS REQUISITOS DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL DE APOIO À SALA DE AULA INVERTIDA
Sala de aula invertida, Método Desing, Ferramenta Computacional.
As constantes transformações propiciadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs) possibilitaram o surgimento de modalidades de ensino-aprendizagem inovadoras e transformadoras da realidade educacional. Dentre essas modalidades apresentamos a sala de aula invertida ou flipped classroom, que se caracteriza como uma proposta de aprendizagem que visa mudar o paradigma do modelo presencial de ensino, alterando sua lógica de organização tradicional. Diante das possibilidades emergentes oriundas do advento das TICs, a proposta da flipped classroom torna-se viável por meio da utilização de ferramentas computacionais para aplicação desse modelo de aprendizagem. Nesse sentido, pretende-se responder ao seguinte questionamento: como utilizar o método baseado em design para elaboração de uma ferramenta computacional de apoio à aplicação da sala de aula invertida? Tendo como objetivo apresentar as características da sala de aula invertida e propor um modelo computacional que poderá ser utilizado nesse tipo de aprendizagem. Para alcançar o segundo objetivo, foram utilizados os métodos baseados na metodologia desing, abordagem relativamente nova no campo educacional, mas que vem sendo bastante utilizada pela Engenharia de Software para criação de ferramentas computacionais. Esta pesquisa propõe uma ferramenta computacional integrada ao moodle para atender às principais características da sala de aula invertida, que visa apoiar professores e estudantes durante sua aplicação.