DIVERSIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA PÚBLICA: O CASO DA SEMANA ARCO-ÍRIS NO IFRN.
Semana Arco-Íris. Diversidade sexual. Ensino
Nesta dissertação, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, na qual abordamos, como um estudo de caso: a Semana Arco-Íris que aconteceu, em 2016, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró, RN. Este evento extracurricular promoveu discussões sobre as diversidade sexuais e de gêneros, projetando a visibilidade destes temas no contexto escolar do ensino básico na perspectiva de superação da heteronormatividade. Ademais, os casos de violência e dos crimes de homofobia se projetam, no Brasil, em maior índice, desde 2016. Realizando um levantamento da produção acadêmica sobre as temáticas de diversidade sexual e identidades de gênero no ensino básico, no Brasil, entre 2013 e 2016, disponíveis na Plataforma Sucupira, identificamos que estas abordagens são adjetas e limitadas em se tratando do contexto do ensino básico, principalmente se levarmos em consideração o atual panorama de restrições e proibições destes temas na escola. Em nossa referencial, os autores pós-estruturalistas propõem o questionamento, a desestabilização e a superação do sexismo normativo, reiterado nas instituições de ensino. Deste modo, o nosso objetivo é compreender os impactos da Semana Arco-Íris quanto a abordagem das temáticas diversidade sexual e de gêneros no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em nossa metodologia, recorremos aos documentos administrativos formais e informais (atas, relatórios, cartazes, vídeos, fotos, folders - entre outros) onde constem os registros sobre a organização e realização da Semana Arco-íris. Realizaremos, também, entrevista aberta com gestores, profissionais autônomos, docentes e discentes que compõem o quadro institucional do IFRN e participaram da primeira edição da Semana Arco-Íris. De acordo com as revisões de literatura, conjecturamos que a abordagem destas temáticas, no ensino básico, promove reflexões, ressignificações e superações necessárias a coexistência das diversidades de gênero e orientações sexuais para o fortalecimento da ética e respeito primordiais na vida, no ensino e no mundo do trabalho