PROJETOS INTEGRADORES NO IFRN: UMA ANÁLISE NO CAMPUS MOSSORÓ/RN
Projeto Político-Pedagógico, Projetos Integradores, IFRN
O presente trabalho tem como objetivo conhecer as bases teóricas que fundamentam a realização dos projetos integradores e as concepções que norteiam sua construção presentes no Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e bibliográfico, efetivada por meio de análise do referido PPP e ancorada em: Hernandez e Ventura (1998;2002), Fazenda (2003), Japiassu (1976) Zabala (2002), Santomé (1998), dentro outros. A análise do PPP do IFRN evidenciou o cuidado e a preocupação dessa instituição em realizar um processo formativo que res-peita a unidade do conhecimento, a organização dos saberes e sua materialização nas práticas integradoras. Entretanto, nesse documento podem ser encontradas expressões que, indubitavelmente, suscitam questionamentos e até possíveis controvérsias quanto ao modo de realizar o projeto integrador.