Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ ANTONIO DA SILVA DOS SANTOS

PROJETOS INTEGRADORES NO IFRN: UMA ANÁLISE NO CAMPUS MOSSORÓ/RN

Projetos integradores. IFRN. Aprendizagem global

ÁREA: Educação

O estudo desenvolvido nessa dissertação coloca no cerne da discussão os projetos integradores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Mossoró. Tem como ponto de partida, o pressuposto de que esses projetos carregam a possibilidade de favorecer aprendizagens concretas e globalizadoras, podendo contribuir na superação da hegemonia do paradigma cartesiano, que tem influência direta sobre a sociedade e os processos formativos. O paradigma positivista centra-se, dentre outros fundamentos, no método analítico que estuda as partes para compreender o todo, marcado por um caráter fragmentado e compartimentalizado dos saberes e da produção do conhecimento científico e escolares, expressados nas fronteiras disciplinares dos currículos que, de forma isolada e desvinculada, trabalham os conteúdos escolares sem nexos significativos. Segundo Santos (2009, p.72) “as grades curriculares pautadas por essa perspectiva, na prática, funcionam como esquemas mentais ao impedirem o fluxo de relações existentes entre as disciplinas e áreas de conhecimento”.

Presidente - 504.714.654-53 - FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA - IFRN
Externo à Instituição - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA - UERN