PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: O DIMENSIONAMENTO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO INSTRUMENTO PARA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Planejamento. Dimensionamento. Artefatos tecnológicos. Taxionomia de Bloom. Ensino-aprendizagem.
A utilização da tecnologia em sala de aula exige dos educadores uma ação consciente, voltada para os objetivos educacionais e que tenha o planejamento como suporte para a o ensino-aprendizagem. A pesquisa abordará a indispensabilidade do dimensionamento de recursos tendo em vista que o ato de ensinar implica em intencionalidade, pois o ensino inexiste sem objetivos a serem alcançados. O propósito do estudo é parametrizar a partir da Taxionomia de Bloom um plano de ensino que auxilie o professor na hora de escolher o aparato tecnológico adequado para sua aula. A metodologia de caráter qualitativo e bibliográfico, com orientação analítico-descritiva será realizada mediante entrevistas semiestruturadas com aplicação de formulários. Será iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido dos entrevistados tendo como campo de estudo a Escola Pública Municipal Rotary situada no município de Mossoró/RN por possuir um grande aparato tecnológico como: robótica educacional, sala de informática, lousa digital, dentre outros. Os sujeitos da pesquisa são professores do primeiro ano do ensino fundamental e justifica-se pelo fato das crianças desse nível estarem em transição educação infantil para o ensino fundamental, numa fase que exige estímulos diversos para efetivação da aprendizagem. A aquisição de capacidades e habilidades podem tornar-se mais eficazes e eficientes, se mediadas pelos artefatos tecnológicos ofertados pela escola e orientado pelo planejamento do professor. Dessa maneira, a incorporação das novas tecnologias digitais em sala de aula pode contribuir com o enriquecimento do ambiente educacional, propiciando a aquisição de conhecimento por parte do aluno de maneira eficaz.