POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SÂMIA MAGALY LIMA DE MEDEIROS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÂMIA MAGALY LIMA DE MEDEIROS SOARES
DATA: 14/05/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do PRODEP/FANAT/UERN
TÍTULO:

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: O DIMENSIONAMENTO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO INSTRUMENTO PARA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento. Dimensionamento. Artefatos tecnológicos. Taxionomia de Bloom. Ensino-aprendizagem.


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A utilização da tecnologia em sala de aula exige dos educadores uma ação consciente, voltada para os objetivos educacionais e que tenha o planejamento como suporte para a o ensino-aprendizagem. A pesquisa abordará a indispensabilidade do dimensionamento de recursos tendo em vista que o ato de ensinar implica em intencionalidade, pois o ensino inexiste sem objetivos a serem alcançados. O propósito do estudo é parametrizar a partir da Taxionomia de Bloom um plano de ensino que auxilie o professor na hora de escolher o aparato tecnológico adequado para sua aula. A metodologia de caráter qualitativo e bibliográfico, com orientação analítico-descritiva será realizada mediante entrevistas semiestruturadas com aplicação de formulários. Será iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido dos entrevistados tendo como campo de estudo a Escola Pública Municipal Rotary situada no município de Mossoró/RN por possuir um grande aparato tecnológico como: robótica educacional, sala de informática, lousa digital, dentre outros. Os sujeitos da pesquisa são professores do primeiro ano do ensino fundamental e justifica-se pelo fato das crianças desse nível estarem em transição educação infantil para o ensino fundamental, numa fase que exige estímulos diversos para efetivação da aprendizagem. A aquisição de capacidades e habilidades podem tornar-se mais eficazes e eficientes, se mediadas pelos artefatos tecnológicos ofertados pela escola e orientado pelo planejamento do professor. Dessa maneira, a incorporação das novas tecnologias digitais em sala de aula pode contribuir com o enriquecimento do ambiente educacional, propiciando a aquisição de conhecimento por parte do aluno de maneira eficaz.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM - UERN
Presidente - 812.221.814-87 - ROMMEL WLADIMIR DE LIMA - UERN
Notícia cadastrada em: 07/05/2018 15:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03