IMAGENS RESSECADAS: a representação iconográfica do Nordeste nos livros didáticos de História
Ensino de História, Iconografias, livro didático. Nordeste
Esta pesquisa aborda as representações iconográficas do Nordeste, tendo como recorte a análise dessas representações nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental. E levanta uma questão: Como as imagens iconográficas dos livros didáticos de História do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental representam a região Nordeste? Ao refletir como algumas ideias da identidade regional passaram a ser intrínsecas à região Nordeste e como as imagens presentes nos livros didáticos de História contribuíram/contribuem na propagação de estereótipos, buscou-se problematizar os motivos que resignam um conjunto de imagens e discursos de determinadas representações tomadas como essência desse espaço. Considerando o objeto tomado para estudo nesta pesquisa, optamos por uma metodologia de caráter qualitativo com fim a captar as relações internas entre os elementos que compõem o objeto de estudo, já que ela permite obter uma visão múltipla da realidade estudada e a região Nordeste ser um ponto com larga produção de estudos. Para tanto, analisamos a coleção de livro didático de História do 6º ao 9º anos 2016/2019, da Editora Aprender, escolhida para a análise de imagens é composta por cinco livros, sendo quatro de História Geral e um de História Regional. Além dessa análise, aplicamos um questionário com professores da Educação Básica objetivando analisar suas percepções em relação à problemática. A base teórica da pesquisa fundamenta-se principalmente nos estudos relacionados ao Nordeste e as teorias sobre representação e iconografias, onde recorremos a autores como:Certeau(1994,1995,1996), Chartier(1990),Mauad (2000) Martine Joly(2007),Gilberto Freyre(2009), Furtado (1977), Albuquerque Júnior(2002), entre outros