IMAGENS CATIVAS: UMA ANÁLISE SOBRE A ICONOGRAFIA DA ESCRAVIDÃO NEGRA A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Imagens. Livros didáticos de História. Escravidão negra
Essa pesquisa problematiza o modo como os temas escravidão negra e a cultura afro são abordados através das imagens nos livros de História do Ensino Fundamental. O foco de investigação são os livros didáticos de História dos anos finais do Ensino Fundamental: duas coleções da editora FTD (2015) e duas coleções da editora SARAIVA (2015). Como referência teórico-metodológico, servimo-nos de historiadores e pesquisadores que se ocupam da didática para o Ensino de História, como Bittencourt (2004; 2015) e Munakata (2007) que entendem o livro didático um instrumento de construção e desconstrução de saberes. Quanto ao estudo de representações e imagens destacamos Chartier (1990), Paiva (2006), e Mauad (2014). Dialogaremos com Munanga; Gomes (2016), Gonçalves e Silva (2007) que discutem negritude e africanidade nos currículos. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, pois pretende investigar e analisar as imagens da escravidão negra presentes nos livros didáticos. Quanto á metodologia, se dará por uma análise documental dos textos imagéticos a partir de categorias definidas embasadas na análise do conteúdo de Bardin (2011). Ainda, salientamos a elaboração de um questionário fechado dirigido a professores e alunos, identificando suas concepções e contrapondo-se aos discursos imagéticos. Partindo dessa abordagem, ressaltamos a importância dos professores problematizarem a leitura, a percepção das imagens em discursos e narrativas que visam à formação curricular discente. Outrossim, busca-se verificar as possíveis mudanças e permanências do espaço dos afrodescendentes nos currículos da disciplina de História.