POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUIS FERNANDES DE MOURA

DISCENTE: LUIS FERNANDES DE MOURA
DATA: 30/04/2018
LOCAL: IFRN/Campus Mossoró. – Sala de Projeções (I, II, III ou IV)

A MÚSICA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: UMA INVESTIGAÇÃO EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN

Ensino de Música; Propostas curriculares; Ensino Fundamental

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente dissertação é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral a realização de um estudo sobre as propostas para o ensino de Música no currículo do Ensino Fundamental – Anos Finais da rede pública da cidade de Mossoró/Rio Grande do Norte e as ações e concepções de dois professores de Arte/Música sobre esse ensino. Nessa perspectiva, considerei os dispositivos legais mais recentes, como a Lei nº 13.278/16 e a Resolução nº 2, de 10 de maio de 2016, que tratam do ensino de Música nas escolas brasileiras. Também trouxe para a discussão a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A motivação para o estudo originou-se a partir de dois pontos: quais e como os conteúdos e atividades eram trabalhados por dois professores graduados em Música, atuantes em duas escolas da rede pública de Mossoró/RN; minha atuação como professor de Arte/Música da Educação Básica da referida cidade. Para alcançar o objetivo geral, desenhei os seguintes objetivos específicos: realizar um levantamento documental sobre os conteúdos de Música para o Ensino Fundamental – Anos Finais; discutir sobre o Projeto de Concepção e Proposta de Implementação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Mossoró/RN e a Proposta Curricular da Secretaria de Estado da Educação do RN para o ensino de Música na rede pública de Educação Básica de Mossoró/RN; verificar como ocorre a inserção dos conteúdos de Música no componente curricular Arte/Música da Educação Básica de Mossoró; discutir a articulação dos planos de aulas de dois professores de Arte/Música do Ensino Fundamental – Anos Finais com as Propostas Curriculares das Secretarias Estadual e Municipal de Educação, bem como observar as atividades musicais propostas e/ou trabalhadas pelos dois docentes. O tipo de metodologia empregado na pesquisa foi a abordagem qualitativa, mediante a qual busquei compreender a realidade humana na vida em sociedade (compreensivismo). Por meio do estudo de casos múltiplos e da utilização de várias técnicas de pesquisa – como observação direta, entrevistas semiestruturadas, pesquisas documental e bibliográfica –, foi possível a coleta de dados para a composição do corpus do trabalho. Para embasar o estudo, recorri a múltiplos autores dos campos da pesquisa, do currículo, da educação geral e da educação musical. Dentre esses autores, apresento: Yin (2015), Marconi e Lakatos (2015), Minayo (2015), Bauer e Gaskell (2015), Sacristán (2013) Penna (2015), Triviños (1987), Lopes e Macedo (2011), Bogtan e Biklen (1994), Stake (1994). Mediante a da Análise de Conteúdo Temática, realizada nos dados coletados por meio da pesquisa documental, das declarações dos entrevistados e das observações in locus, foi possível revelar que os dois professores atuantes no ensino de Música, apesar das dificuldades estruturais, pedagógicas e administrativas enfrentadas, conseguem implementar potencialmente o ensino de Música nas suas respectivas escolas de atuação. Nesse sentido, portanto, é possível alegar que são muitos os desafios no percurso da inserção da Música no currículo escolar, mas que os educadores musicais, como os professores participantes da presente pesquisa, comprometidos com essa tarefa, não desistem de lutar em favor da escolarização da Música. Ainda nessa perspectiva, espero que este estudo, além de poder reforçar outros estudos dessa natureza já realizados na referida cidade e colaborar com pesquisas vindouras, possa também contribuir favoravelmente com a presença do ensino da Música nas escolas da cidade de Mossoró e, quem sabe, nas escolas de outras cidades do Estado do Rio Grande do Norte.

Presidente - 913.337.844-49 - GIANN MENDES RIBEIRO - IFRN
Interno - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Externo à Instituição - MÁRIO ANDRÉ WANDERLEY OLIVEIRA - UFRN
Notícia cadastrada em: 18/04/2018 10:22