POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: AUGUSTO SÁVIO GUIMARÃES DO NASCIMENTO

DISCENTE: AUGUSTO SÁVIO GUIMARÃES DO NASCIMENTO
DATA: 30/04/2018
LOCAL: Sala do Mestrado do IFRN

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA PERSPECTIVA CTS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO

Ensino de Estatística; CTS; Ensino Médio; Sequência Didática

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta de sequência didática numa abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de estatística no Ensino Médio. Compreende-se que o produto de ensino adotado é uma alternativa a qual contribui na formação de atitudes crítico-reflexivas em relação à ciência e à tecnologia, permitindo aos alunos elucidar o comprometimento do conhecimento estatístico para com o contexto social. As principais âncoras teóricas relacionas à Educação Estatística, que dão sustentação a esta pesquisa, baseiam-se em Campos; Wodewotzki; Jacobini (2011), Cazorla, Kataoka e Silva (2010), Delmas (2002), Gal (2002), Runsey (2002), Costa e Capovilla (1997), Walton (1990), Nisbett (1993), Garfield (2002), Delmas (2002), entre outros. Os encaminhamentos metodológicos fundamentam-se em uma abordagem de cunho quantitativa-qualitativa de acordo com o paradigma emergente, cujas análises levaram a estruturar a sequência didática para ensinar Estatística com abordagem CTS no Ensino Médio. Os fundamentos metodológicos da natureza da pesquisa estão apoiados nas argumentações de Moreira (1990), Minayo (1993), Filho e Gamboa (1997), Grecca (2002), Günther, 2006, Tonzoni-Reis (2009), Gerhardt e Silveira (2009) e Silveira e Córdova (2009). Assim, foi desenvolvido, neste trabalho, na modalidade de estado da arte, a partir de teses e dissertações, um estudo sobre as produções acadêmicas no campo da Educação Estatística no ensino médio em programas brasileiros de pós-graduação. Os dados foram abordados segundo a análise de conteúdo, com categorias que emergiram da leitura dos trabalhos localizados. Os resultados dessa pesquisa mostraram uma descontinuidade das produções na área. Além disso, uma segunda pesquisa buscou Conhecer as atitudes de alunos de ensino médio sobre o Ensino de Estatística. Nesse etapa, foi utilizado um questionário, compostos por questões abertas e uma escala de Likert. A confiabilidade dos dados quantitativos foi estimada pelo método do alfa de Cronbach e os dados tratados segundo a estatística descritiva. Por fim, foi desenvolvido uma proposta de sequência didática a ser usada na disciplina de Matemática no Ensino Médio. O material está estruturado sob o enfoque CTS, a fim de oportunizar um aprendizado dinâmico dos conteúdos de estatística, explorando um tema estruturante e de formação crítico-reflexivo para o aluno.

Presidente - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - Josivânia Marisa Dantas - UFRN