POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RUÃNN CEZAR CEZÁRIO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUÃNN CEZAR CEZÁRIO SILVA
DATA: 30/04/2018
HORA: 13:00
LOCAL: IFRN
TÍTULO:

ARTE/MÚSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO MULTICASO EM DOIS CAMPI DO IFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Arte/Música no ensino médio integrado. Educação Profissional. Formação Integrada


PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa aborda as características e concepções do ensino de Arte/Música em dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Tem, como objetivo geral, investigar as características e concepções do ensino de Arte/Música no ensino médio integrado. E, como objetivos específicos, compreender os fundamentos teóricos a respeito da formação integrada (KUENZER, 1989; CIAVATTA, 2005; SAVIANI, 2007; BRESSAN, 2006; FRIGOTTO, 2007, 2008; MOURA, 2007; RAMOS, 2007; RAMOS; CIAVATTA; FRIGOTTO, 2008; CIAVATTA; RAMOS, 2011; MOURA, LIMA FILHO E SILVA, 2015; FRIGOTTO; ARAUJO, 2015; RAMOS, 2017); desvelar os regimentos da educação profissional e tecnológica; estudar as características e concepções do Projeto Político-Pedagógico-IFRN; examinar as propostas de trabalho da disciplina Arte/Música nos Cursos Técnicos Integrado de Nível Médio Integrado regular e na modalidade EJA; averiguar a prática docente dos professores de Arte/Música; triangular as concepções e características dos docentes sobre as fundamentações que estruturam os documentos norteadores pedagógicos. A metodologia usada nesse estudo foi a pesquisa multicaso (TRIVIÑOS, 1987; YIN, 2015). Os dados analisados foram coletados por meio de análise documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas (BOGDAN; BIKLEN ,1994; SZYMANSKI, 2002; MARCONI; LAKATOS, 2017). Os resultados apontaram para a distinção prática entre os docentes, assim como em relação às diretrizes curriculares da instituição. Os métodos e metodologias dos professores fundamentam-se essencialmente em abordagens práticas musicais, estruturando os conteúdos a partir de criação de espetáculos e grupos musicais. Tais práticas observadas e contempladas nos discursos dos professores se mostratram bastante reflexivas, considerando-se o que é instituído como diretrizes norteadoras do ensino de Arte/Música no IFRN.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 504.714.654-53 - FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA - IFRN
Presidente - 913.337.844-49 - GIANN MENDES RIBEIRO - IFRN
Externo à Instituição - MÁRIO ANDRÉ WANDERLEY OLIVEIRA - UFRN
Notícia cadastrada em: 17/04/2018 17:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02