Banca de DEFESA: LEILIANE AQUINO NORONHA

DISCENTE: LEILIANE AQUINO NORONHA
DATA: 25/04/2018
LOCAL: UFERSA - Campus Caraúbas/RN

A ORALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE SOBRE PROPOSTAS DE APLICABILIDADE

Oralidade. Livros didáticos. Língua Portuguesa. Ensino Fundamental II. Ensino Médio.

ÁREA: Educação

A abordagem da modalidade oral da língua vem se tornando constantemente objeto de indagações, sobretudo, quando se trata da sistematização do seu ensino. Logo, levando em conta a sua relevância e suas particularidades, entendemos que esta deve ser considerada também nos livros didáticos presentes nas salas de aula, tendo em vista a sua forte influência no contexto escolar. Desse modo, esta pesquisa objetiva investigar a abordagem da oralidade em LDP, partindo da identificação e da descrição das propostas sobre o trabalho com a oralidade e os gêneros orais em coleções nestes livros didáticos e da análise comparativa entre as propostas de aplicabilidade sobre a temática em coleções do EF II e do EM aprovadas pelo PNLD (2014, 2015, 2016 – 2015, 2016, 2017). Assim, para compor nossa base teórica, amparamo-nos, principalmente, em Bakhtin (2006), Bueno; Costa-Hubes (2015), Cruz (2012), Forte-Ferreira (2014), Mendes (2005), Marcuschi; Dionisio (2007). Para a construção dessa pesquisa, como corpus, analisamos duas coleções de livros didáticos - Português: linguagens dos autores William Cereja e Thereza Cochar, sendo 01 do Ensino Fundamental II e 01 do Ensino Médio. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica (MINAYO, 2009; LUDKE; ANDRÉ, 2014; GIL, 2002) tendo a análise dos dados constituída por meio do processo metodológico de descrição e comparação entre as atividades presentes nos diferentes livros didáticos de português. Logo, os resultados apontaram um reducionismo de informações sobre oralidade e gêneros orais; um equívoco quando se trata de um trabalho com a oralidade a partir de atividades de oralização da escrita; as orientações destinadas para as produções orais, em sua grande maioria, apresentaram uma concepção do gênero como algo estático e, além disso, foi possível constatar uma estagnação no processo metodológico das atividades, já que as abordagens no Ensino Médio evidenciam praticamente o mesmo processo do Ensino Fundamental II. Portanto, as atividades analisadas demonstraram a necessidade de uma revisão do trabalho com a oralidade nos livros didáticos estudados, já que foi possível constatar uma alternância em seus propósitos, pois ora contemplam um trabalho efetivo com a língua oral, já em outras situações fica evidente a necessidade de uma reformulação das propostas destinadas para a abordagem da oralidade.

Presidente - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Externo à Instituição - MOISES BATISTA DA SILVA - UERN