POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO EBSON GOMES SOUSA

DISCENTE: FRANCISCO EBSON GOMES SOUSA
DATA: 24/04/2018
LOCAL: UFERSA - Campus Caraúbas
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTOS POTENCIALIZADORES NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

Língua Portuguesa; Surdos, Tecnologias Digitais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta dissertação tem como foco a aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) por surdos por meio de tecnologias digitais. O objetivo de pesquisa é de analisar de que forma os alunos surdos podem ser auxiliados por meio de tecnologias digitais na produção de textos em LP, levando em consideração o ponto de vista dos discentes sobre tal fenômeno e as possíveis estratégias de ensino que podem ser utilizadas para a produção de textos de LP por surdos utilizando tecnologias digitais. Dessa forma, objetiva especificamente reconhecer o que os alunos surdos pensam sobre a aprendizagem de LP focalizando na produção textual e; identificar possíveis estratégias de ensino que podem ser utilizadas para a produção textual em LP por alunos surdos fazendo uso de tecnologias digitais. As considerações neste trabalho ampararam-se nas reflexões dentro da Pedagogia dos Multiletramentos propostas pelo Grupo de Nova Londres (1996) e Rojo (2012). A pesquisa realizada teve cunho qualitativo e objetivo tanto exploratório quanto descritivos, em que se realizou uma oficina pedagógica de ensino de LP e posterior acompanhamento por meio de aplicativos que permitem criação de redes sociais, como foi o caso do Whatsapp. O universo da pesquisa compreendeu uma escola da rede pública de Mossoró – RN, que atende na modalidade específica de atendimento a alunos surdos, e participaram um total de 20 alunos surdos. O corpus se constituiu com as respostas dos questionários sobre a suas perspectivas sobre a LP e as interações no grupo de interação dentro do aplicativo whatsapp. Com resultados ainda incipientes, acredito que a produção textual em ambientes digitais é uma ferramenta de grande auxílio no processo de aquisição e desenvolvimento de segunda língua, sendo o caso da LP para surdos, uma vez que a maioria dos alunos surdos já tem um acesso constante a esses ambientes, como é o caso dos sites de redes sociais, que podem ser utilizadas para a aprendizagem de LP. Proponho também algumas ferramentas que podem ser utilizadas como recursos na aprendizagem da LP por meio da produção textual por meio de tecnologias digitais.

Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Externo à Instituição - REGINA CLÁUDIA PINHEIRO - UECE