Banca de QUALIFICAÇÃO: KÁSSIO ROBERTO BRITO SOARES

DISCENTE: KÁSSIO ROBERTO BRITO SOARES
DATA: 23/04/2018
LOCAL: IFRN

M-LEARNING: O USO DO APLICATIVO DUOLINGO PARA O ENSINO DE VOCABULÁRIO EM LÍNGUA INGLESA EM CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

M-learning; ensino de vocabulário; ensino de língua Inglesa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do aplicativo Duolingo no de vocabulário em de língua inglesa em uma turma do Curso Técnico de Nível Médio em Meio Ambiente na forma integrada, presencial, descrevendo suas potencialidades para a promoção do vocabulário dos alunos e dessa forma desenvolver uma proposta de ensino complementar ao programa da disciplina de inglês através da aprendizagem móvel (m-learning). Nossa investigação é conduzida por concepção de estudos sobre o m-learning (GEDDES, 2004; TRAXLER, 2009; SACCOL, 2011; FERREIRA, 2012; SANTOS COSTA, 2013), letramento digital (KLEIMAN 2005; BAESSO, 2006; FISHER, 2007; COSCARELLI, 2014; DUDENEY, 2016) e tecnologias na educação (WARSCHAUER, 2000; MERCADO, 2002; KENSKI 2007; LEVY, 2009; MAYRINK, 2017). Para alcançar o nosso objetivo, tivemos quatro momentos para darmos conta da nossa intervenção pedagógica: no primeiro, foi aplicado junto aos 31 alunos participantes um questionário contendo quatro questões para analisar as necessidades da turma diante do ensino-aprendizagem de língua inglesa. No segundo, foi aplicado um teste diagnóstico avaliativo inicial dividido em 3 partes tendo no total 35 questões (objetivas, associação de colunas e discursivas envolvendo vocabulário) com o intuito de compreender o conhecimento dos alunos sobre os conteúdos do programa da disciplina. No terceiro, foram ministradas 12 aulas no período de 1o a 22 de novembro de 2017, totalizando 7 encontros, 3 aulas por semana, utilizando, através do smartphone, o aplicativo Duolingo, como ferramenta didática pedagógica tecnológica para o ensino de vocabulário em língua inglesa, tanto em sala de aula como fora dela, proporcionando o m-learning e a autonomia dos alunos. No quarto, foi aplicado um teste diagnóstico avaliativo final, que tinha como propósito confrontar os resultados com o teste inicial e indentificar se o aplicativo têm potencialidades para a promoção do vocabulário e autonomia. Por fim, construímos uma tabela que nos mostra a evoluçãos dos participantes no decorrer das aulas em que realizamos nossa intervenção pedagógica.

Externo à Instituição - REGINA CLÁUDIA PINHEIRO - UECE
Presidente - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN