POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JULIANA GURGEL SOARES

DISCENTE: JULIANA GURGEL SOARES
DATA: 25/04/2018
LOCAL: Bloco de Aula III, sala 01, UFERSA - Campus Caraúbas

O ENSINO DA ORALIDADE A PARTIR DA ARGUMENTAÇÃO NO GÊNERO DEBATE

Ensino de gêneros orais. Argumentação. Estratégias argumentativas. Debate. Sociedades de debates

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O estudo que aqui se apresenta está centrado na oralidade como objeto de ensino por meio do uso do gênero debate, levando em conta aspectos e perspectivas da argumentação. Nosso objetivo é analisar de que maneira o ensino da oralidade pode ser sistematizado, mediante o uso do gênero debate regrado a partir do trabalho com técnicas argumentativas mais recorrentes no gênero, para, então, propor atividades para o ensino que possibilitem ao aluno o uso consciente da argumentação e lhe permita maior domínio de gêneros orais, como o debate. Na busca pelo alcance destas proposições, buscamos uma aproximação da Linguística de Texto e da Teoria da Argumentação com o Ensino, haja vista não existir uma única perspectiva teórica que contemple todas as nossas questões e nos permita chegar àquilo que objetivamos. Então nos amparamos principalmente no documento de área da CAPES (2016) quando tratamos sobre o Ensino enquanto área do conhecimento; em Marcuschi (2001a; 2008), Marcuschi e Dionísio (2007), Bueno (2009) para versar sobre a questão do ensino da oralidade; e na teoria da Nova Retórica (PERELMAN; TYTECA, 2014) como base para as discussões sobre argumentação. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa e documental (MINAYO, 2001; GIL, 2008; GODOY, 1995) e como percurso metodológico para o alcance de nossos objetivos, analisamos um debate político disponível no site YouTube.com enquanto gênero oral eminentemente argumentativo e em seguida executamos os procedimentos analíticos com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados do processo de análise demonstraram a existência de percalços no momento da produção do gênero debate e, assim como Forte-Ferreira (2014), elencamos categorias ao fim da análise dos dados: ausência de preparo prévio; falta de gestão do tempo; uso escasso de recursos argumentativos; com base nelas elaboramos um plano de atividades que inclui uma proposta para a constituição de sociedades de debates na escola, motivados pelo referencial encontrado no trabalho feito pelo Instituto Brasileiro de Debates, como um caminho que pode ser percorrido para uma sistematização do ensino da oralidade através gênero oral debate.

Presidente - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Externo à Instituição - JAMMARA OLIVEIRA VASCONCELOS DE SÁ - UERN
Externo à Instituição - MÔNICA DE SOUZA SERAFIM - UFC
Interno - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO