Banca de DEFESA: MARIA KÉLIA DA SILVA

DATA: 10/04/2018
LOCAL: DART/UERN

NOVO ENSINO MÉDIO: das reações contextuais à escola interrompida

Novo Ensino Médio; Medida provisória 746/16; Contexto das políticas; Ensino-aprendizado.

ÁREA: Educação

Este trabalho discute as reações contextuais em relação ao ‘novo ensino médio’, desde a construção da política até o contexto da prática. Partimos da ideia de política educacional enquanto possibilidade de ressignificação em diversos contextos, deixando de lado qualquer interpretação de política como oriunda de um determinado centro de poder e direcionado para a implementação no espaço escolar. Dessa maneira, trazemos como questão central a análise sobre as contribuições das reações contextuais na constituição da atual reforma do ensino médio. Para tanto, primeiro, discutimos o processo de constituição contextual da norma nas esferas governamental e parlamentar. A seguir, refletimos sobre as diversas reações das entidades científicas/educacionais sobre os elementos da reforma. Depois, analisamos as (re)ações dos docentes, diante das mudanças propostas pela reforma e a situação das práticas reformistas apresentados na escola de ensino médio. Nosso referencial teórico tem base nas discussões de Stephen Ball e Alice Lopes percebendo as políticas como construções sociais, advindas de articulações e demandas, sempre ressignificadas contextualmente. A conclusão, contingente e provisória, mostra que o ‘novo ensino médio’ chega as escolas depois de várias ressignificações, encontrando diversas outras políticas sendo (re)elaboradas pelos docentes. Desse modo, os docentes agem sobre as políticas construindo novas possibilidades de atuação, gerando sentimentos contraditórios de continuidade e de interrupção do que antes existia. Daí, diante do fato de várias outras reformas e políticas continuarem reconfigurando o contexto escolar, concluímos que na escola predomina um sentimento de ‘sempre recomeço’. A escola de ensino médio é interrompida todas as vezes que uma nova política surge como absoluta, todas as vezes que um novo projeto pretende hegemonizar as práticas na escola. A grande quantidade de reformas e projetos isolados em curtos espaços de tempo que a escola recebe interrompe o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, trazendo prejuízos imensuráveis para os sujeitos escolares, como o aumento da evasão e das reprovações.

Externo à Instituição - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS - UERN
Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN