POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ROSEANA DA SILVA BEZERRA

DISCENTE: ROSEANA DA SILVA BEZERRA
DATA: 23/03/2018
LOCAL: IFRN, campus Central

TEATRO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA: TRABALHANDO ENFOQUE CTS ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE

Teatro científico, CTS, Interdisciplinaridade, Qualidade de Ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Tratando-se de educação, acredita-se ser sempre pertinente a busca por novas metodologias que possam contribuir com o ensino e sua qualidade. Quanto a ciência, acredita-se que ainda há uma certa desmotivação quanto a sua aprendizagem, inclusive tratando-se de disciplinas como Química e Física, por exemplo (NEVES, CABALLERO E MOREIRA, 2006; SILVA, 2011; MOURA e TEIXEIRA, 2008). Diante deste possível cenário em que se tem alunos desmotivados para aprender ciências, é possível ver uma necessidade ainda maior de inovar no ensino trazendo metodologias que despertem no aluno a curiosidade de aprender, o tornando também responsável pela sua aprendizagem. Assim, percebe-se hoje o uso de várias metodologias de ensino e ferramentas que promovem essa aprendizagem e estímulo. Entre estas metodologias, encontra-se o Teatro Científico (TC) que ainda pode ser considerado uma metodologia nova neste sentido, porém, acredita-se ser muito eficaz no que promete, que é ensinar ciência ou permitir sua divulgação de uma forma lúdica e atrativa aos olhos de quem participa de forma atuante e como telespectador. O TC pode envolver em seus textos teatrais, temas científicos e assuntos do cotidiano dos alunos e da comunidade como um todo, sendo assim ser capaz de ir além do ensino das ciências, mas também capaz de provocar na comunidade como um todo um pensamento crítico quanto a determinados assuntos (SARAIVA, 2007). Com uma proposta diversificada de ensinar e divulgar a ciência e tecnologia além dos conceitos propriamente dito (MOREIRA, 2012), o TC vem fortalecendo-se nas universidades, mas também cada vez mais, tem conquistado espaço no ensino médio, como por exemplo, o grupo Seara da Ciência que vem promovendo festivais de TC nas escolas de segundo grau (SEARA DA CIÊNCIA, 200-?) e projetos de TC do PIBID de química da UERN contemplando três escolas de ensino médio com suas propostas. Projetos estes que fizeram parte desta pesquisa de dissertação através dos professores supervisores que se propuseram a relatar um pouco de suas experiências com estes projetos. Buscou-se neste trabalho de dissertação defender o uso do TC como ferramenta de ensino que auxilia no processo de ensino-aprendizagem, tornando os alunos personagens principais na busca do seu próprio conhecimento. Além disso, esta pesquisa buscou abordar o ensino de CTS através de um texto teatral que discutiu alguns fatos históricos da ciência, tecnologia e sociedade. Para isto, realizou-se esta pesquisa em três etapas: inicialmente, um estado do conhecimento, que buscou identificar e conhecer melhor como tem se dado o universo do TC na produção de dissertações de mestrado no Brasil num período de 10 anos; posteriormente, uma pesquisa que buscou conhecer a existência de grupos de TC na cidade de Mossoró/RN, bem como realizar entrevistas semiestruturadas com professores destes grupos de TC; e, finalmente, uma pesquisa intervenção, pautada na criação de um grupo de TC no ensino médio do IFRN, também na cidade de Mossoró, que incluiu a elaboração de um roteiro teatral com abordagens CTS e uma entrevista de GF que objetivou conhecer, na visão dos alunos, como se deu esta experiência. Como resultados destas pesquisas, foram encontradas poucas dissertações de mestrado que abordem TC no ensino médio e percebeu-se que os grupos de TC na cidade de Mossoró tem ações positivas na qualidade de ensino do aluno que atua nos respectivos grupos de teatro propondo a formação de um aluno crítico e pensante quanto ao ensino de ciências. Os professores que atuam com estes grupos de TC sentem dificuldade em receber apoio dos demais professores das escolas no trabalho interdisciplinar. A montagem do grupo de TC no IFRN foi bastante produtiva onde os alunos se mostraram bastante positivos com relação ao uso do TC como ferramenta de ensino, sendo que os mesmos mostraram que a atividade foi produtiva no tocante a aprendizagem de conteúdos de CTS. Ao final deste trabalho pode-se perceber o quanto esta ferramenta pode ser valiosa no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que professores e alunos que vivenciam ou vivenciaram esta experiência se mostram positivos com relação ao seu uso no ensino de ciências. Percebeu-se que o TC pode contribuir com o ensino de CTS através da abordagem da história da ciência e tecnologia, bem como favorece também um pensamento crítico no aluno que atua no teatro, onde o mesmo acaba se sentido mais motivados em aprender.

Externo à Instituição - JEFFERSON QUEIROZ LIMA - IFCE
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN