ENSINO DE DIREITOS HUMANOS: RESSIGNIFICAÇÕES NO CONTEXTO DA PRÁTICA
Ensino, Direitos Humanos, Ensino Médio
Os direitos humanos, enquanto política, passam pelos filtros da ressignificação no contexto da prática, podendo gerar diversos híbridos. Nessa linha, há que se valorizar o que é construído e não simplesmente transmitido. O ensino de direitos humanos deve ser continuamente fomentado num processo de reflexão dos sentidos que vão sendo ressignificados, de maneira a possibilitar as transformações na forma do aluno conviver em sociedade. Considerando esse pressuposto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as ressignificações contextuais vda política de ensino de direitos humanos nas escolas públicas de ensino médio da cidade de Mossoró/RN. Para tanto, buscou-se: 1. Perceber as bases legais voltadas para a institucionalização do ensino em direitos humanos nas escolas públicas de nível médio; 2. Analisar a presença das temáticas de direitos humanos nos livros didáticos utilizados pelos professores; 3. Compreender o processo de ressignificação/recontextualização do ensino de Direitos Humanos nas escolas do ensino médio, sob a perspectiva docente. A fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa se baseou nas leituras de Lopes (2011), Laclau (2004; 2005; 2011), Ball (2011), Derrida (2002), Mainardes (2006), Mendonça e Rodrigues (2014), Tura (2009), Burity (2014), Ramos (2011), dentre outros, de forma embasar as ideias que envolvem o ensino em Direitos Humanos em diferentes contextos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Os resultados apontaram através do posicionamento dos professores que o ensino de direitos humanos ocorre de diferentes formas dentro da escola, às vezes até sem ser reconhecido como de direitos humanos, bem como existe uma necessidade de aprofundamento das temáticas em sala de aula.