Banca de DEFESA: ERIVELTON NUNES DE ALMEIDA

VIOLÊNCIA ESCOLAR: SENTIDOS NO CONTEXTO DA PRÁTICA

Violência; sentidos; contexto

ÁREA: Educação

Neste trabalho abordamos as concepções dos professores em torno do significado de violência escolar. Levamos em consideração o momento de instabilidade por qual passa a sociedade pós moderna, mas principalmente a fluidez conceitual do termo violência. Defendemos que não há possibilidade de fixar, de forma definitiva, o significado de violência, sendo esse termo preenchido no contexto da prática escolar, por meio de demandas e contingências específicas dos professores e das escolas. Na pesquisa, tomamos como referências os estudos de Ernesto Laclau e Alice Lopes sobre o descentramento conceitual e a construção dos significados de forma discursiva e interessada, impulsionada por demandas e resultado de lutas de grupos, que pretendem hegemonizar o conceito de violência escolar contingencialmente. A ideia central é compreender como se dá o preenchimento, ainda que provisório, do significante violência escolar. Para tanto, investigamos os significados atribuídos ao termo violência escolar pelos professores do ensino médio da rede pública de Mossoró/RN, levando em consideração suas práticas e suas concepções e estratégias docentes. Defendemos que, na tentativa de significar o que seja violência escolar, o significante violência foi se constituindo em um ambiente de contestações, de lutas antagônicas e subjetivações políticas. Para tanto, recorremos a entrevistas com docentes da rede pública de ensino médio de Mossoró/RN, por meio de questionários semiestruturados, além de análise de documentos, livros didáticos e sites especializados em notícias policiais. Observamos com isso, que as significações atribuídas à violência escolar pelos professores entrevistados sofrem influências dos documentos oficiais, dos livros didáticos e também da mídia.

Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Externo à Instituição - LIA MACHADO FIUZA FIALHO - UECE