Banca de DEFESA: MARIA ALCILENE GOMES DE MENEZES SILVA

DISCENTE: MARIA ALCILENE GOMES DE MENEZES SILVA
DATA: 22/03/2018
LOCAL: IFRN

MAPAS CONCEITUAIS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO OLHAR DOCENTE

Metodologias alternativas, Aprendizagem significativa, Prática docente, Docentes da área de Ciências da Natureza e Matemática.

ÁREA: Educação

Com os avanços científicos, tecnológicos e sociais que influenciam diretamente o ensinar pelos docentes surgem a necessidade da utilização de metodologias diferentes do convencional a fim de atrair a atenção dos alunos. As Metodologias Alternativas - MAs são estratégias pedagógicas utilizadas para tentar tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e significativo para os discentes, pois tais metodologias são ferramentas potenciais para a aprendizagem significativa. A utilização de mapas conceituais, foco neste trabalho, são exemplos de MAs que atendem as condições para que ocorra a aprendizagem significativa segundo David Ausubel. Objetivo deste trabalho foi compreender a visão dos docentes da área de Ciências da Natureza e Matemática em relação à utilização de Metodologias alternativas, em especial o uso de Mapas Conceituais, e se esta utilização possui alguma correlação com as experiências de aprendizagem significativa dos discentes. Além disso, pretendeu-se perceber a concepção docente quanto a importância de práticas inovadoras no ensino, destacando a necessária reflexão quanto a sua prática em sala de aula como mediador da aprendizagem e verificar quais as perspectivas destes profissionais sobre essas estratégias. Para tanto, foi realizado uma pesquisa com abordagens quantitativas, com o uso de escalas de Likert e de diferencial semântico, e qualitativa, a partir da pesquisa ativa na forma de pesquisa-ação que se caracterizou como uma ação interdisciplinar por envolver o diálogo entre professores de disciplinas específicas diferentes, onde a avaliação formativa tornou-se mais evidente durante a realização da atividade. O campo de pesquisa foi composto por duas escolas da rede estadual de ensino de Apodi/RN, uma escola localizada na Zona Rural e uma da Zona Urbana. Os dados quantitativos foram tratados segundo a estatística clássica, usando como medidas de centralidade a média aritmética e desvio padrão. Quanto aos dados qualitativos constituiu-se a partir da análise de mapas conceituais produzidos pelos docentes participantes da pesquisa com base nos critérios propostos por Ruiz-Moreno et al. (2007) e entrevista no formato grupo focal (focus group). As elaborações de mapas conceituais obtiveram as formas de construção variáveis e apresentaram linhas de entrecruzamento em 100% dos mapas analisados, palavras de enlace em 57% e preposição com significado em 57%, em relação as inter-relações entre conceitos, sendo avaliadas pelos docentes como um instrumento aplicável, acessível, fácil de ser utilizado e que facilita a aprendizagem significativa por ser atrativa e relevante. Ressaltamos ainda, que os mapas analisados possuíam poucos recursos visuais com estrutura predominante à sequencial e em alguns mapas foram identificadas a presença de proposições incompletas. Após aplicação da pesquisa e análise dos dados, observamos que os docentes acreditam que o uso de MAs podem beneficiar a aprendizagem dos alunos e que, para os docentes participantes da pesquisa, a metodologia alternativa é um auxílio nos processos cognitivos, ajudando também na construção do conhecimento em sala de aula. Inferimos ainda que a utilização de metodologia diferente do convencional surge como uma alternativa, segundo os docentes pesquisados, para a motivação do alunado e, posteriormente, a construção de conhecimento e aprendizagem significativa. As atitudes e crenças dos docentes sobre o uso de MAs muitas vezes não condizem com a sua utilização por diversos outros motivos que influenciam diretamente a prática docente e não pela desvalorização docente de tais metodologias. Por fim, destacamos que os mapas conceituais podem ser considerados como material potencialmente significativo, podendo ser utilizados em qualquer nível de ensino, e constituindo-se como uma ferramenta de avaliação efetiva. Acreditamos na relevância deste trabalho por estarmos certos das contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da área em estudo, bem como, da capacidade de suprir as lacunas dos trabalhos já realizados que tratam sobre o tema “Metodologias Alternativas” como ferramenta que auxilia o professor no processo ensino-aprendizagem, sendo poucos que abordam as MAs na perspectivas dos docentes na produção de uma aprendizagem significativa.

Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - BARBARA SUELLEN FERREIRA RODRIGUES - IFCE