POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANIBAL DE SOUZA MASCARENHAS FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANIBAL DE SOUZA MASCARENHAS FILHO
DATA: 09/03/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório da PROPPG, UFERSA Mossoró
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ-RN: UM ESTUDO SOCIODISCURSIVO


PALAVRAS-CHAVES:

Representações, Ensino, Escola pública, Língua inglesa, Agir


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo tem o objetivo principal de analisar as representações acerca do ensino língua inglesa (LI) na escola pública a partir de textos de dois professores de inglês. Para fundamentar a análise dos dados, ancoramo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), além de adotarmos aportes teóricos das Ciências do Trabalho, principalmente a Ergonomia da Atividade e a Clínica da Atividade, no intuito de investigar o ensino como trabalho. O corpus desta pesquisa, que é um estudo de caso, é composto por textos de dois professores de LI, a saber, trechos de um diário dialogado e relatos autobiográficos. A análise dos dados se concentrou na investigação das representações presentes no conteúdo temático e nas modalizações inscritas no diário dialogado e nas vozes dos relatos autobiográficos dos professores-participantes. Os dados mostram, dentre outras coisas, que as representações dos professores-participantes sobre o ensino de LI assemelham-se à concepção do trabalho do professor proposta por Machado (2009), que coloca os instrumentos como elo entre professor, ensino e outrem. No entanto, as menções a outrem nos textos dos professores estão restritas aos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DILMA MARIA DE MELLO - UFU
Presidente - 2044769 - SANDRA MARIA ARAUJO DIAS
Interno - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO
Notícia cadastrada em: 06/02/2018 10:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03