REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ-RN: UM ESTUDO SOCIODISCURSIVO
Representações, Ensino, Escola pública, Língua inglesa, Agir
Este estudo tem o objetivo principal de analisar as representações acerca do ensino língua inglesa (LI) na escola pública a partir de textos de dois professores de inglês. Para fundamentar a análise dos dados, ancoramo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), além de adotarmos aportes teóricos das Ciências do Trabalho, principalmente a Ergonomia da Atividade e a Clínica da Atividade, no intuito de investigar o ensino como trabalho. O corpus desta pesquisa, que é um estudo de caso, é composto por textos de dois professores de LI, a saber, trechos de um diário dialogado e relatos autobiográficos. A análise dos dados se concentrou na investigação das representações presentes no conteúdo temático e nas modalizações inscritas no diário dialogado e nas vozes dos relatos autobiográficos dos professores-participantes. Os dados mostram, dentre outras coisas, que as representações dos professores-participantes sobre o ensino de LI assemelham-se à concepção do trabalho do professor proposta por Machado (2009), que coloca os instrumentos como elo entre professor, ensino e outrem. No entanto, as menções a outrem nos textos dos professores estão restritas aos alunos.