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Banca de DEFESA: ANA PAULA OLIVEIRA VALE DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA OLIVEIRA VALE DE ANDRADE
DATA: 09/03/2018
HORA: 09:30
LOCAL: PROPPG - UFERSA/Mossoró
TÍTULO:

MULTILETRAMENTOS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DA ESCOLA PÚBLICA


PALAVRAS-CHAVES:

Língua Portuguesa. Livro Didático. Ensino Médio. Multiletramentos. Gêneros textuais (oral e escrito).


PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Perante as contínuas mudanças sociais, culturais e tecnológicas da sociedade atual e da emergência de múltiplas linguagens na escola, o livro didático de Língua Portuguesa (LDP) apresenta-se como um dos principais recursos didáticos de atividades do professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede pública nacional. Assim, por mais que esse recurso seja avaliado por uma equipe de especialistas do Ministério da Educação, observam-se lacunas na oferta de ensino-aprendizagem voltada para os multiletramentos dos estudantes do nível médio de ensino que utilizam esse suporte, pois o material não apresenta propostas que se alinhem a essas mudanças. À vista disso, esta pesquisa apresentou a seguinte indagação: de que maneira o livro didático (LD) de Língua Portuguesa, selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), apresenta/sugere o desenvolvimento dos multiletramentos através dos gêneros textuais no ensino médio da escola pública? Partindo desse questionamento, nesta pesquisa, de modo geral, investigaram-se as práticas de multiletramentos inscritas/ou não no livro didático: Língua Portuguesa: linguagem e interação, volume 2 (FARACO; MOURA; MARUXO JÚNIOR, 2014), do ensino médio de uma escola pública a partir da identificação de gêneros e de atividades que contemplem os gêneros como práticas de multiletramentos nos LDP. Esta pesquisa de cunho quali-quantitativa fundamentou-se na pedagogia dos multiletramentos de Rojo (2012), com base na identificação de características de práticas multiletradas (interativa, híbrida, prática situada, instrução aberta, enquadramento crítico e prática transformadora) nas atividades de produção textual de cada capítulo do LDP analisado. Logo, os resultados demonstraram que, no LDP, as articulações entre o verbal e o não verbal são realizadas e discutidas apenas parcialmente. O desenvolvimento do gênero escrito predomina sobre o oral, o que deixou transparecer que o trabalho com a oralidade ainda é incipiente. A partir desse resultado, entendeu-se que os princípios didáticos da pedagogia dos multiletramentos também não foram contemplados nos capítulos do LD, tendo em vista que não houve uma articulação entre os gêneros (oral e escrito) e as novas mídias. Assim, pôde-se concluir que o livro, de modo geral, não apresentou uma proposta inovadora que trabalhasse com a abordagem da diversidade cultural, da diversidade de linguagens e mídias que circundam a sociedade contemporânea. Enfim, os capítulos do LDP não apresentaram propostas efetivas de multiletramentos, pois não abrangeram atividades de leitura crítica, análise e produção de textos multissemióticos com enfoque multicultural; ocasionando, com isso, fuga dos princípios didáticos que decorrem de uma abordagem dos multiletramentos. Diante dessa lacuna encontrada no LD analisado, sugeriu-se, como alternativa para futuras pesquisas, o desenvolvimento de práticas multiletradas, a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011), para a 2ª série do ensino médio, pautada no gênero documentário, envolvendo o texto oral, o texto escrito e as novas mídias.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DILMA MARIA DE MELLO - UFU
Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Presidente - 2044769 - SANDRA MARIA ARAUJO DIAS
Notícia cadastrada em: 25/01/2018 12:18
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