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Banca de DEFESA: WIGNA THALISSA GUERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WIGNA THALISSA GUERRA
DATA: 20/10/2017
HORA: 09:00
LOCAL: IFRN - Campus Mossoró
TÍTULO:

ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS E MULTILETRAMENTOS NA OFERTA TÉCNICA DA ESCOLA PÚBLICA


PALAVRAS-CHAVES:

ESP; Multiletramentos; Educação Profissional e Tecnológica.


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Através da pesquisa proposta, pretendemos problematizar como o Inglês para Fins Específicos (do inglês "English for Specific Purposes" ou ESP) pode ser trabalhado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Curso Técnico de Nível Médio em Petróleo e Gás na modalidade subsequente do IFRN campus Mossoró, objetivando concebê-lo dentro de uma perspectiva de mudanças sociais, em uma tentativa de promover o entendimento de que a disciplina, nos moldes atuais, ainda se encontra vinculada a metodologias e objetivos que, muitas vezes, não atendem seu caráter de necessidades específicas. Nossa hipótese é de que, mesmo a abordagem do ESP sendo teoricamente voltada a fins específicos, o seu ensino não tem considerado tais especificidades, pois volta-se aos primórdios de seu desenvolvimento no Brasil, não acompanhando, assim, o desenvolvimento tecnológico, o advento da internet, a globalização e as profundas mudanças sociais, culturais e linguísticas do século XXI, aspectos considerados pela teoria dos multiletramentos. A fim de promover uma mudança na forma como o ESP é ensinado hoje no IFRN, portanto, temos como objetivo geral elaborar proposta de ensino no contexto da EPT, considerando a teoria dos multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009) no que diz respeito ao entendimento de que as mudanças sociais geradas a partir de um mundo globalizado não podem ser desconsideradas dentro de sala de aula, principalmente em aulas de língua inglesa em curso de petróleo e gás, indústria altamente internacionalizada, tendo em sua constituição uma infinitude de de gêneros responsáveis pelo seu funcionamento. Entendemos também que hoje, no Brasil, o mito de que o ESP se restringe a cursos de leitura (RAMOS, 2008) é ainda muito forte. Por essa razão, um de nossos objetivos principais é trazer a disciplina para uma perspectiva diferente, considerando o que está no cerne de sua concepção: a necessidade do aprendiz como ponto central para a aplicação de métodos de ensino (HUTCHINSON, WATERS, 1987; ROBINSON, 1991; DULEY-EVANS, ST JOHN, 1998; VIAN JR., 1999; RAMOS, 2008). Os nossos objetivos específicos são: conhecer os tipos de ESP desenvolvidos hoje no IFRN/MO, como o ESP é caracterizado hoje no IFRN, como o currículo é elaborado, se baseando-se (ou não) no que os alunos necessitam ou se ainda estamos presos em metodologias desenvolvidas para outros fins, em uma época distinta e um tanto quanto distante da que vivemos hoje, e a apresentação de possíveis mudanças no ensino da disciplina, com uma proposta de ensino que leve em consideração os estudos sobre o ESP e a perspectiva dos multiletramentos, sendo esse último o nosso geral. Assim, nossa proposta buscou trazer novas formas de o aluno se utilizar da língua, visto que a depender da sua necessidade de aprender um novo idioma, muitos são os contextos que podem se apresentar, sendo assim necessário pensar em formas diversificadas de ensino que atenda propriamente o que o aluno necessita.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCAS VINÍCIO DE CARVALHO MACIEL - UFSCAR
Presidente - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN
Interno - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO
Notícia cadastrada em: 09/10/2017 11:12
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