Banca de QUALIFICAÇÃO: WIGNA THALISSA GUERRA

DISCENTE: WIGNA THALISSA GUERRA
DATA: 07/07/2017
LOCAL: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS E MULTILETRAMENTOS NA OFERTA TÉCNICA/TECNOLÓGICA DA ESCOLA PÚBLICA

ESP; Multiletramentos; Educação Profissional e Tecnológica.

ÁREA: Educação

Através da pesquisa proposta, pretendemos problematizar como o Inglês para Fins Específicos (do inglês "English for Specific Purposes" ou ESP) pode ser trabalhado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Curso Técnico de Nível Médio em Petróleo e Gás na modalidade subsequente do IFRN campus Mossoró, objetivando concebê-lo dentro de uma perspectiva de mudanças sociais, em uma tentativa de promover o entendimento de que a disciplina, nos moldes atuais, ainda se encontra vinculada a metodologias e objetivos que, muitas vezes, não atendem seu caráter de necessidades específicas. Nossa hipótese é de que, mesmo a abordagem do ESP sendo teoricamente voltada a fins específicos, o seu ensino não tem considerado tais especificidades, pois volta-se aos primórdios de seu desenvolvimento no Brasil, não acompanhando, assim, o desenvolvimento tecnológico, o advento da internet, a globalização e as profundas mudanças sociais, culturais e linguísticas do século XXI, aspectos considerados pela teoria dos multiletramentos. A fim de promover uma mudança na forma como o ESP é ensinado hoje no IFRN, portanto, temos como objetivo geral elaborar proposta de ensino no contexto da EPT, considerando a teoria dos multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009) no que diz respeito ao entendimento de que as mudanças sociais geradas a partir de um mundo globalizado não podem ser desconsideradas dentro de sala de aula, principalmente em aulas de língua inglesa em curso de petróleo e gás, indústria altamente internacionalizada, tendo em sua constituição uma infinitude de sistemas de gêneros (BAZERMAN, 2003) responsáveis pelo seu funcionamento. Entendemos também que hoje, no Brasil, o mito de que o ESP se restringe a cursos de leitura (RAMOS, 2008) é ainda muito forte. Por essa razão, um de nossos objetivos principais é trazer a disciplina para uma perspectiva diferente, considerando o que está no cerne de sua concepção: a necessidade do aprendiz como ponto central para a aplicação de métodos de ensino (HUTCHINSON, WATERS, 1987; ROBINSON, 1991; DULEY-EVANS, ST JOHN, 1998; VIAN JR., 1999; RAMOS, 2008). Os questionamentos que nos guiam são: os tipos de ESP desenvolvidos hoje no IFRN/MO atentam para essa questão? Como o ESP é caracterizado hoje no IFRN? O currículo é elaborado baseando-se no que os alunos necessitam ou ainda estamos presos em metodologias desenvolvidas para outros fins, em uma época distinta e um tanto quanto distante da que vivemos hoje? É possível promover mudanças no ensino da disciplina? Que mudanças? De que forma podemos operar tais mudanças? As mudanças operadas podem ser satisfatórias a curto prazo ou somente mudanças profundas serão efetivas? Assim, nossa proposta buscou trazer novas formas de o aluno se utilizar da língua, visto que a depender da sua necessidade de aprender um novo idioma, muitos são os contextos que podem se apresentar, sendo assim necessário pensar em formas diversificadas de ensino que atenda propriamente o que o aluno necessita.

Externo à Instituição - LUCAS VINÍCIO DE CARVALHO MACIEL - UFSCAR
Presidente - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN