Um olhar sobre o tópico discursivo como estratégia argumentativa no ensino da oralidade
Ensino de gênero oral. Argumentação. Debate. Tópico discursivo
O estudo que aqui se apresenta está centrado na oralidade como objeto de ensino por meio do uso de gêneros, levando em conta aspectos e perspectivas da argumentação. Nosso objetivo é analisar como se apresentam o desvio e a manutenção do tópico discursivo, em debates políticos disponíveis na internet, enquanto estratégias argumentativas e a partir destas viabilizar o ensino sistematizado da oralidade por meio de uma proposta de atividades que aborde o domínio do tópico discursivo no gênero debate. Na busca pelo alcance destas proposições, buscamos uma aproximação da linguística de texto com a teoria da argumentação, haja vista não existir uma única perspectiva teórica uma que contemple todas as nossas questões e nos permita galgar aquilo que objetivos. Então nos amparamos principalmente em Marcuschi (2001a; 2001b; 2008), Marcuschi e Dionísio (2007), Bueno (2009) para tratar sobre a questão do ensino da oralidade; na teoria da Nova Retórica (PERELMAN E TYTECA, 2005) como base para as discussões sobre argumentação; bem como na linguística de texto no que se relaciona ao tópico discursivo tendo por base autores como Jubran, (2002; 2006), Kock e Penna (2006), Pinheiro (2006), Fávero (1999), Fávero, Andrade e Aquino (2000). Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa-exploratória e como percurso metodológico para o alcance de nossos objetivos analisamos um debate político disponível no YouTube enquanto gênero oral eminentemente argumentativo, transcrevemos consoante as normas do NURC e listamos as ocorrências de desvio e manutenção do tópico discursivo utilizadas pelos debatedores. Os dados possibilitaram uma classificação para os desvios tópicos ocorridos ao longo debate, bem como a identificação de desvios do tópico discursivo como estratégias argumentativas para autopromoção do candidato, depois como estratégia de ataque ao adversário, desvios tópicos como meio de obtenção de suporte para a tese defendida, além de uma ocorrência de desvio do tópico voltada para uma autoafirmação do candidato; manutenções tópicas como estratégia de argumentação para autopromoção e como estratégia de ataque ao adversário. É nosso intento verificar como o desvio e a manutenção do tópico se apresentarão sob uma perspectiva da argumentação nos demais debates integrantes do corpus, dando sequência ao trabalho de análise a fim de que se possa constatar sua incidência nestes mesmos moldes ou se ocorrem em formas distintas para, de posse destes dados, conceber uma aplicação para o ensino, de forma que sejam gerados benefícios e ampliação do conhecimento nas áreas de nosso estudo.