A ABORDAGEM DA ORALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS TEÓRICAS E DE APLICABILIDADE
Língua Portuguesa; Livros didáticos; Ensino Fundamental II e Médio; Oralidade
Os gêneros textuais orais estão presentes no cotidiano de qualquer falante de uma língua, já que fazemos uso da linguagem a partir de práticas sociais, materializadas em gêneros textuais orais e escritos nos diferentes contextos sociocomunicativos. Logo, considerando as particularidades da modalidade oral da Língua Portuguesa, entendemos que estas devem ser consideradas, sobretudo, nos livros didáticos presentes nas salas de aula, tendo em vista a sua forte influência no contexto escolar. Desse modo, esta pesquisa objetiva investigar a abordagem da oralidade em livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, partindo da análise comparativa entre as propostas dos PCN (1998) e da BNCC (2016) sobre a temática da oralidade e dos possíveis avanços na teoria e na prática da linguagem oral em coleções de livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (2012; 2015 e 2014; 2017). Assim, amparamo-nos, principalmente, em Antunes (2003), Bakhtin (2006), Bueno; Costa-Hubes (2015), Cruz (2012), Forte-Ferreira (2014), Geraldi (1999), Magalhães (2007), Mendes (2005), Marcuschi (2003; 2007), PCN (1998), PCNEM (1999). Para a construção parcial dessa pesquisa, como corpus, analisamos duas coleções de livros didáticos de Português (01 Ensino Fundamental II e 01 Ensino Médio), aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD, respectivamente, entre os de (2017, 2018, 2019) e (2015, 2016, 2017). Desse modo, a análise parcial dos dados se constituiu por meio da descrição comparativa das atividades presentes nos LDP. Assim, os resultados parciais apontaram a necessidade de uma revisão na abordagem da oralidade nos LDP analisados, tendo em vista que o estudo dos gêneros orais (assim como com os gêneros textuais escritos) exige o posicionamento teórico e metodológico que possa possibilitar aos alunos uma autonomia nas diferentes situações/contextos sociais. Logo, as atividades aqui apresentam uma alternância em seus propósitos, pois ora contemplam um trabalho efetivo com a linguagem oral, já em outras situações fica evidente a necessidade de uma revisão das atividades destinadas para o trabalho com a oralidade.