PRODUÇÃO DE VÍDEO MASHUPS DO YOUTUBE: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Multiletramentos; Remix; Mashup.
O desenvolvimento tecnológico tem proporcionado transformações nas produções culturais e também em nossas práticas cotidianas de comunicação. Hoje, segundo Manovich (2007, p. 01), “muitos espaços de cultura e estilo de vida - música, moda,design, arte, aplicativos da web, mídia criada por usuário, comidas” são regidos por atividades de remixagem, as quais são produções que partem de outra já existente (ERSTAD, 2008; LANKSHEAR e KNOBEL, 2007; MANOVICH, 2007; ROJO, 2013). Os jovens estão cada vez mais envolvidos em atividades de remixagem em ambientes digitais. Para a maioria deles, escrever significa ir além das letras, é combinar imagens estáticas e em movimento, som e vídeo para interagir uns com os outros. Com isso, percebemos a necessidade de aprofundar as implicações do uso dessas atividades em práticas educativas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo investigar, por meio de análise documental, de característica qualitativa, quais as implicações pedagógicas para o ensino de língua portuguesa da produção de três vídeos mashups do YouTube, considerando suas características de produção e as práticas de multiletramentos necessárias para tal. Como Erstad (2008), acreditamos que as práticas de remix, com as quais os jovens se envolvem fora da escola, como o vídeo mashup, por exemplo, representam uma mudança no papel do público, levando a alterações fundamentais na forma como concebemos a leitura e a escrita como práticas culturais e sociais de construção de sentido.