PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELDER RAMON CHAVES DA COSTA

DISCENTE : ELDER RAMON CHAVES DA COSTA
DATA : 26/03/2024
LOCAL: Sala de reuniões do Centro de Engenharias

Análise de múltiplos recursos energéticos distribuídos em edificações públicas com consumo de energia quase zero.

Indicador de desempenho energético; Linha de base energética; Eficiência energética; Edifício de energia quase zero; Edifício de energia positiva.

Várias técnicas de uso de eficiente de energia são discutidas e estudadas a fim de promover a diminuição de perdas, utilizando de forma mais consciente, elevando cada vez mais os padrões mínimos de aceitação com intuito de reduzir a curva do crescimento do recurso destoante da curva da demanda. A ISO 50001:2018 - Sistemas de Gestão de Energia apresenta uma metodologia aplicável a qualquer organização e o selo de certificação da ISO agregam muito valor e, se bem gerenciada, traz resultados satisfatórios e duradouros. O presente trabalho objetiva realizar uma análise de eficiência energética de um prédio público nos moldes da ISO 50001 e ISO 50006 e determinar os aspectos necessários para as edificações públicas de mesma tipologia serem classificadas como Edifício de Energia Quase Zero (NZEB) e Edifício de Energia Positiva (EEP) de acordo com a INI-C, tendo como estudo de caso o Restaurante Universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido Campus Caraúbas. Os resultados indicam que mais de 50% do uso final de energia concentra-se em refrigeração, de ambientes ou de alimentos. Variáveis relevantes e fatores estáticos impactantes no consumo de energia ativa foram estabelecidos e verificados gráfica e estatisticamente, dentre elas a temperatura do ar (°C) é a variável de maior ação sobre o prédio. Dois Indicadores de Desempenho Energético (IDE) foram calculados, a energia ativa consumida por metro quadrado por ano (kWh/m²/ano) e a energia ativa por usuário por ano (kWh/m²/ano), de valores resultantes de 83,02 e 0,84, respectivamente, quando confrontado com valores de referência de outros autores e organizações evidenciou a necessidade de melhorias. Três ações de eficiência energética (troca de ar-condicionado, aplicação de manta térmica e troca das janelas de vidro simples por vidro insulado) foram avaliadas e comparadas técnica e financeiramente utilizando o software RETScreen frente ao investimento em um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR) para o mesmo prédio, simulando antes e após o início da vigência do marco regulatório da lei n° 14.300/2022. Das ações de eficiência a instalação de manta térmica na cobertura foi o cenário que apresentou a maior viabilidade financeira, porém quando comparado ao investimento no SFCR este demonstrou ser financeiramente atrativo e competitivo com os demais cenários, com ressalvas para o ganho efetivo na eficiência energética da edificação.

Presidente - 1036580 - ROGERIO DIOGNE DE SOUZA E SILVA
Interno - 1551469 - VICTOR DE PAULA BRANDÃO AGUIAR