PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAM DONIZETE INACIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILLIAM DONIZETE INACIO DA SILVA
DATA : 22/03/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Videoconferência: meet.google.com/tea-ofjk-xvm
TÍTULO:

Construção e desenvolvimento do S2LG Sensor: Sensor RPS para medir Substâncias Líquidas e Gasosas utilizando placas de filme fino de ouro recicladas.


PALAVRAS-CHAVES:

Instrumentação óptica; Sensores RPS; Modo de Interrogação Angular (AIM); Impressão 3D; Substâncias líquidas e gasosas


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Sensores de Ressonância de Plasmons de superfície (RPS) são equipamentos de difícil acesso devido à dificuldade de instrumentação/fabricação, complexidade de operação e disponibilidade no mercado. Tendo como sua principal característica a detecção biomolecular em tempo real sem a necessidade de marcadores (Corantes ou marcadores radioativos). Uma problemática que se apresenta na maioria dos sensores RPS é a incapacidade operacional analisando líquidos e gases no mesmo equipamento. Para um sensor RPS operar com os dois tipos de fluidos, o mesmo deve possuir partes moveis para variar o ângulo da incidência da luz ao longo de um prisma, o que torna a instrumentação complexa. Com o intuito de apresentar soluções para essa problemática, foi projetado um sensor RPS móvel nomeado de S2LG. Utilizando-se de estruturas confeccionadas através de manufatura aditiva (Impressão 3D), o S2LG foi projetado para operar com substâncias líquidas e gasosas e com 3 tipos de prismas: Semicilíndrico, Triangular e Dove. O sensor é capaz de operar no modo de interrogação angular (AIM), valendo-se de filmes finos de ouro reciclados de equipamentos comerciais. Desse modo (AIM), a estrutura multicamada (sanduíche) para excitação óptica da RPS é composta por 6 camadas: Prisma (BK7)/Glicerina/Placa vidro (BK7)/Ouro (50nm)/Substância + Analito. Além disso, o sensor integra todos os elementos necessários à excitação do fenômeno em uma única estrutura, com destaque para o sistema fluídico. Tendo na célula de fluido a incumbência de manter todo o arranjo multicamadas fixo. Ademais, através das simulações matemáticas valendo-se da lei de Fresnel, nota-se que o sensor deve operar em uma faixa angular de 30° a 75°, deve utilizar luz vermelha (670nm), assim validando a construção dos protótipos propostos que se mostram de simples instrumentação e confecção.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO MARCUS NOGUEIRA LIMA
Interno - 1158600 - ISAAC BARROS TAVARES DA SILVA
Presidente - 2073862 - LEIVA CASEMIRO OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 16:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01