PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO VANDERLEI BRITO VIEIRA

DISCENTE : ANTONIO VANDERLEI BRITO VIEIRA
DATA : 27/04/2023
LOCAL: LASIC

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO USO DA TECNOLOGIA BESS EM USINAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO EM MOSSORÓ – RN ATRAVÉS DA FERRAMENTA RETSCREEN

Projeto. Sustentabilidade. Armazenamento de Energia. Eletricidade. Energia Renovável.

As tecnologias de armazenamento de energia têm ganhado cada vez mais destaque na área de geração de energia elétrica, especialmente em sistemas de geração de energia renovável, como a energia solar. O Battery Energy Storage System (BESS) é uma dessas tecnologias, que consiste em armazenar a energia gerada pelos painéis solares em baterias, permitindo sua utilização posterior, quando a geração de energia solar não é suficiente. Neste trabalho, será utilizado o software RETScreen para realizar uma análise da viabilidade econômica do uso da tecnologia BESS em usinas de geração de energia solar no campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA em Mossoró, Rio Grande do Norte. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma análise da viabilidade econômica para a implementação de uma tecnologia BESS em usinas de geração de energia solar no campus da UFERSA em Mossoró - Rio Grande do Norte, utilizando a ferramenta RETScreen. A metodologia proposta envolve a coleta de dados sobre o consumo de energia elétrica do campus, o estudo das opções tecnológicas disponíveis para a implementação do BESS, a avaliação do potencial de geração de energia solar no local e a realização de análises econômicas com a ferramenta RETScreen. Espera-se que os resultados obtidos permitam a implementação do sistema de armazenamento de energia BESS em usinas de geração de energia solar no campus da Universidade, conforme aspectos técnicos, econômicos e ambientais.

Externo ao Programa - 1806415 - ADRIANO ARON FREITAS DE MOURA - nullPresidente - 1115069 - EDNARDO PEREIRA DA ROCHA
Interno - 1036580 - ROGERIO DIOGNE DE SOUZA E SILVA
Interno - 1551469 - VICTOR DE PAULA BRANDÃO AGUIAR