PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de DEFESA: ISABEL CRISTINA PINHEIRO DE GOIS

DISCENTE : ISABEL CRISTINA PINHEIRO DE GOIS
DATA : 12/08/2022
LOCAL: Cited/UFERSA

ANÁLISE TÉCNICO-ECONÔMICA DA INSERÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE EM PRÉDIOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO NA UFERSA-CAMPUS MOSSORÓ

Prédios Públicos; Desempenho de Sistemas Fotovoltaicos; Índices de Mérito; Análise de Risco; Simulação de Monte Carlo.

A energia solar fotovoltaica apresenta-se como uma fonte promissora para os grandes centros urbanos, principalmente para os prédios onde suas características de funcionamento apresentam um sincronismo com a curva de geração solar. Os prédios públicos, apesar de apresentarem grande consumo de energia elétrica, ainda possuem poucos investimentos relativos à geração distribuída. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise técnico-econômica dos Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCR) em prédios públicos atendidos em média tensão, para isto, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Campus Mossoró. A análise técnica consistiu na avaliação do desempenho, a partir da aplicação dos Índices de Mérito, de dez usinas solares fotovoltaicas instaladas na Instituição, com base na geração solar real monitorada durante o ano de 2021, e nos dados de irradiação solar que foram extraídos da estação meteorológica presente no campus. Além disso, a partir da análise das faturas e dos dados de demanda de energia elétrica foi possível conhecer o perfil de consumo da Unidade Consumidora e calcular o percentual de redução do consumo e despesas com energia elétrica a partir da inserção das usinas fotovoltaicas. Já a análise econômica foi realizada de maneira probabilística através da Simulação de Monte Carlo, em que os indicadores Valor Presente Líquido (VPL) e Payback descontado foram encontrados considerando os fatores de risco que podem estar associados ao investimento. Os resultados mostraram que os SFCR estão operando conforme esperado e apresentam valores satisfatórios de Produtividade, Taxa de Desempenho e Fator de Capacidade. Com relação ao consumo de energia elétrica, foi registrado, no horário fora de ponta, aproximadamente 2,6 GWh e, a partir da inserção das usinas PV, ocorre uma redução anual média de 31,7% deste consumo, o que equivale a uma economia anual de R$ 450.141,55 aos cofres da Universidade. Quanto ao resultado da análise econômica, tem-se que dos cenários analisados, apenas um apresentou probabilidade de inviabilidade, e que o fato do custo do investimento ter diminuído e o valor da tarifa de energia elétrica ter aumentado ao longo dos anos, favoreceram a probabilidade de viabilidade de instalação dessa tecnologia.

Presidente - 1115069 - EDNARDO PEREIRA DA ROCHA
Externa ao Programa - 1715546 - FABIANA KARLA DE OLIVEIRA MARTINS VARELLA GUERRA
Interno - 1161204 - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR
Externa à Instituição - MAIANA BRITO DE MATOS - UFBA