PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL CRISTINA PINHEIRO DE GOIS

DISCENTE: ISABEL CRISTINA PINHEIRO DE GOIS
DATA: 20/08/2021
LOCAL: Ambiente virtual (meet.google.com/foh-mmes-xgt)

ANÁLISE TÉCNICO-ECONÔMICA DA INSERÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE EM PRÉDIOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO NA UFERSA-CAMPUS MOSSORÓ

Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede. Análise Técnico-Econômica. Prédios Públicos. Média Tensão.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

A energia solar fotovoltaica apresenta-se como uma fonte promissora para os grandes centros urbanos, principalmente para os prédios onde suas características de funcionamento apresentam um sincronismo com a curva de geração de energia solar. Os prédios públicos, apesar de apresentarem grande consumo de energia elétrica, principalmente no que diz respeito à climatização artificial, ainda possuem poucos investimentos relativos à geração distribuída. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise técnico-econômica dos Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCR) em prédios públicos atendidos em média tensão, para isto, será realizado um estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Campus Mossoró. A análise técnica será feita a partir da avaliação do desempenho das usinas solares fotovoltaicas já instaladas na Instituição, onde serão aplicados os Índices de Mérito – Produtividade, Taxa de Desempenho e Fator de Capacidade, que tornará possível verificar a performance desses sistemas. Além disso, será analisada a demanda e consumo de energia elétrica da Universidade, a fim de avaliar os impactos da inserção da geração solar fotovoltaica sobre as despesas com energia elétrica e identificar a viabilidade de inserção dessa tecnologia, uma vez que a geração de energia elétrica ocorre durante o período fora de ponta. A análise da viabilidade econômica dos sistemas fotovoltaicos será feita mediante aplicação dos indicadores econômicos Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e payback descontado. Assim, pretende-se identificar e discutir quais as barreiras regulatórias, técnicas e econômicas ainda existentes no Brasil sobre os SFCR em prédios públicos atendidos em média tensão.

Interno - 1806415 - ADRIANO ARON FREITAS DE MOURA
Externo ao Programa - 1714079 - DANIELLE SIMONE DA SILVA CASILLO
Presidente - 1115069 - EDNARDO PEREIRA DA ROCHA
Externo ao Programa - 1715546 - FABIANA KARLA DE OLIVEIRA MARTINS VARELLA GUERRA