PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de DEFESA: PEDRO PAULO AIRES DE SENA

DISCENTE: PEDRO PAULO AIRES DE SENA
DATA: 29/06/2021

PROJETO COMPARATIVO DE SMART PLUG PARA MONITORAMENTO DE APARELHOS ELETRICOS RESIDENCIAIS

Medidor inteligente, consumo de energia, monitoramento de consumo, consumidor residencial.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O gerenciamento do consumo de energia elétrica, bem como as estimativas de crescimento tem relação direta com a demanda por parte dos consumidores. Estes, na maioria das vezes, atuam como agentes passivos quando o tema abordado é o consumo de energia elétrica em suas próprias residências, visto que os medidores de energia instalados em seus padrões de entrada são de propriedade das concessionárias de energia e apenas estas empresas tem acesso completo aos padrões de consumo dos seus clientes. Apesar de se tratar de uma informação relevante, principalmente quando se trata de realizar alterações e buscas por alternativas aos elevados valores de consumo de energia elétrica, os consumidores, em especial os do grupo residencial, possuem pouca ou nenhuma informação que possa os auxiliar no processo de conhecimento dos seus hábitos e padrões de consumo. Além disso, por se tratar de um processo que utiliza equipamentos específicos e que, por vezes, necessitam de profissional habilitado para seu correto manuseio, tornando este processo caro e muitas vezes inacessível à população geral. Desta forma, visando prover aos consumidores residenciais um meio para monitorar o consumo de seus equipamentos elétricos de forma simplificada, de fácil instalação e fácil acesso às informações, para este trabalho foi realizado o projeto simulado de um dispositivo inteligente de medição de grandezas elétricas e de custo reduzido para utilização por consumidores residenciais.

Interno - 1161204 - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JUNIOR
Presidente - 2073862 - LEIVA CASEMIRO OLIVEIRA