PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAX ALEXANDRE DANTAS DA COSTA

DISCENTE: MAX ALEXANDRE DANTAS DA COSTA
DATA: 15/10/2020
LOCAL: Via Google Meet

DESENVOLVIMENTO DE UM SMART METER DE BAIXO CUSTO PARA AUXÍLIO NA DECISÃO DE CONSUMIDORES DE BAIXA TENSÃO A ADESÃO DA TARIFA BRANCA

Tarifa Branca. Medidor inteligente. Smart Meter. Smart Grid.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O consumo de energia elétrica apresenta elevação ao longo dos anos, fato decorrente do crescimento populacional aliado ao desenvolvimento tecnológico e econômico, acarretando assim maior busca por eficiência energética no sistema elétrico. Diante disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) cria medidas de incentivo, como a nova modalidade de tarifação dinâmica para consumidores de baixa tensão, denominada Tarifa Branca. Essa tarifa tem o objetivo de promover o uso eficiente de energia elétrica e ainda reduzir consumo no horário de maior carregamento do sistema elétrico. Porém, para sua adesão é importante o conhecimento do perfil de consumo horário do cliente, necessitando assim de medição específica. Portanto, este trabalho tem o objetivo de implementar os conceitos de Smart Grid (rede inteligente) e Smart Meters (medidores inteligentes), desenvolvendo um protótipo de baixo custo de um medidor inteligente que realize essa medição e auxilie aos consumidores na escolha da implementação da Tarifa Branca, apresentando se será benéfica economicamente ou não. Para a elaboração deste trabalho será utilizada como base, com adaptações, a metodologia desenvolvida na dissertação de LIMA (2019). Sendo assim, espera-se como resultado que o medidor proposto realize as medições específicas de forma precisa atendendo as características de projeto e que auxilie de forma clara os consumidores na sua escolha de adesão a Tarifa Branca.

Interno - 1714079 - DANIELLE SIMONE DA SILVA CASILLO
Presidente - 1715546 - FABIANA KARLA DE OLIVEIRA MARTINS VARELLA GUERRA