MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO CONTROLE DE SUSPENSÃO VEICULAR DE UM PROTÓTIPO DE VEÍCULO OFF-ROAD DO TIPO BAJA
Sistema de suspensão veicular semiativo não-linear; Amortecedor magneto-reológico; Estratégias de controle semiativa
Atualmente, o protótipo de veículo off-road do tipo baja e grande maioria dos veículos apresentam sistema de suspensão passivo, que é comprovadamente uma opção confiável e econômica no controle de vibrações veiculares. Porém esse sistema apresenta a desvantagem de seus parâmetros não poderem ser modificados de acordo as condições do terreno. Assim surgiu a utilização do sistema de suspensão ativa, possibilitando a variação dos parâmetros da suspensão em tempo real, entretanto, esse tipo de suspensão demanda de um elevado nível energético e complexidade, gerando uma inviabilidade para algumas aplicações. O sistema de suspensão semiativo, veio solucionar as desvantagens encontradas nos sistemas de suspensão passivo e ativo. Apresenta as vantagens do sistema ativo, porém com um consumo menor de energia, mostrando ser uma opção de controle confiável, eficiente e econômica para solucionar problemas de dirigibilidade e conforto veicular. O presente trabalho tem como objetivo projetar e analisar quatro estratégias de controle (skyhook, groundhook, clipped-optimal e híbrido) para um sistema de suspensão semiativo, usando o modelo não-linear de um quarto do carro e amortecedores magnético -reológico, para um veículo off-road do tipo baja. A análise para a comparação dos sistemas será realizada através de simulações numéricas utilizando o software MatLab®. As simulações das excitações da pista serão realizadas através de uma função degrau com o objetivo de avaliar o desempenho de cada controlador. Após a implementação dos algoritmos de controle, será possível verificar que se os sistemas de suspensão semiativo, frente às excitações propostas, apresentaram um desempenho superior em relação ao conforto e dirigibilidade em relação ao sistema passivo.