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Banca de DEFESA: INGRID HELOISA DA SILVA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID HELOISA DA SILVA ALVES
DATA: 26/06/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do CITED
TÍTULO:

MODELAGEM DINÂMICA E SISTEMA DE CONTROLE DE UM QUADRICÓPTERO PARA SUPERVISÃO EM INSTALAÇÕES DE PETRÓLEO E GÁS


PALAVRAS-CHAVES:

ANT. PID. Lógica Fuzzy. Altitude. Voo autônomo.


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A indústria de petróleo e gás lida com o transporte e armazenamento de substâncias inflamáveis em alta pressão, sendo necessário um monitoramento contínuo de suas estruturas para evitar danos ao meio ambiente, à população, prejuízos econômicos e paradas de produção. Tendo em vista a complexidade atual de ambientes de exploração e a contínua necessidade da sociedade por produtos oriundos deste setor, a indústria petroquímica tem procurado formas de aplicar a automação com o objetivo de diminuir custos e garantir uma melhor segurança ao meio ambiente e às pessoas envolvidas. Nesse sentido, uma alternativa que tem sido recentemente implementada é a utilização do quadricóptero para realização da inspeção e monitoramento, consistindo em um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) que possui quatro motores com hélices dispostos em uma estrutura em “X”, que com a variação de suas velocidades torna possível seu movimento. Dessa forma, é necessário que este realize o voo em ambientes diversos, sendo importante um controlador robusto e de resposta rápida com o propósito de evitar a perda de estabilidade e queda. Tal fato acarreta a necessidade de desenvolver um sistema de controle de quadricóptero que realize o controle de velocidade dos motores e altitude de voo. Dessa forma, foram desenvolvidos e simulados controles para altitude, utilizando as técnicas de controle PID (Proporcional Integral Derivativo) e lógica Fuzzy, assim como para o controle de velocidade dos motores, utilizando um controlador PID. Para a realização da simulação, foi necessário o levantamento da modelagem dinâmica do quadricóptero e motores, de modo a obter a representação matemática aproximada do comportamento real do veículo a ser controlado. A simulação dos sistemas com controladores foi realizada utilizando o software Simulink/MATLAB®, em que foram observados parâmetros de desempenho, como tempo de subida, sobressinal, entre outros, e as respostas foram comparadas. Por fim, foram realizados testes em um protótipo autônomo utilizando a plataforma Arduino®, a fim de verificar o comportamento do sistema. Para o controle de altitude, as simulações mostraram que com o controlador PID é obtida uma resposta mais rápida do sistema, porém com o controlador Fuzzy obtém-se menor sobressinal e erro. No entanto, este resultado não pode ser generalizado porque o controlador Fuzzy depende do conhecimento de um especialista e melhores respostas podem ser obtidas. Quanto ao controle de velocidade dos motores, a utilização do controlador PID permitiu a obtenção de resposta simulada mais rápida e com menor erro do que o sistema utilizando apenas o controlador eletrônico de velocidade (ESC). Os testes experimentais verificaram o comportamento real do sistema com os controladores PID, apresentando desvios quantitativos aos resultados simulados devido à presença de perturbações durante o voo e às simplificações realizadas na modelagem do sistema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1715546 - FABIANA KARLA DE OLIVEIRA MARTINS VARELLA GUERRA
Interno - 1714079 - DANIELLE SIMONE DA SILVA CASILLO
Interno - 1810697 - MARCELO ROBERTO BASTOS GUERRA VALE
Externo à Instituição - JOSÉ DE MEDEIROS DE ARAÚJO JÚNIOR - UFPI
Notícia cadastrada em: 13/06/2018 13:50
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