PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL PABLO DANTAS DIOGENES

DISCENTE: DANIEL PABLO DANTAS DIOGENES
DATA: 21/02/2018
LOCAL: PROPPG sala 21

DESENVOLVIMENTO DE UM SMART METER PARA MEDIÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA RESIDENCIAL

Smart Meter, Medidor de Energia, Eficiência Energética, Internet das Coisas.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um medidor inteligente (Smart Meter) para medição de grandezas elétricas em residências unifamiliares. O projeto foi motivado visando a eficiência energética dos domicílios, já que os mesmos compõem boa parte do sistema elétrico nacional e seus proprietários não possuem meios viáveis de mapear o consumo de seus aparelhos. A melhoria na gestão dos recursos energéticos depende da quantidade de informações que são repassadas ao usuário, sendo relevantes as medidas de potência e consumo. Obrigatoriamente as residências são dotadas de medidores de energia, no entanto estes pertencem a concessionária local, de modo que o consumidor não tem acesso aos dados medidos, apenas o consumo e faturamento ao final de cada mês. Dada a inviabilidade da compra de um equipamento de medição devido ao preço elevado e da complexidade operacional do mesmo, o consumidor residencial fica sem escolhas para obter informações sobre sua rede elétrica e aplicar as medidas de eficiência adequadas. A proposta do smart meter é utilizar componentes eletrônicos de precisão, semelhantes aos existentes em equipamentos do mercado, sendo o processamento dos dados feito por circuito integrado dedicado e microcontrolador. As informações obtidas da rede elétrica serão repassadas ao cliente em tempo real através de um aplicativo para smartphone, além de permitir o acompanhamento das medições pelo computador na forma de supervisório. As grandezas que podem ser mensuradas pelo medidor são tensão, corrente elétrica, potência aparente, potência ativa, potência reativa, fator de potência, consumo de energia e o custo financeiro.

Presidente - 1714079 - DANIELLE SIMONE DA SILVA CASILLO
Interno - 1715546 - FABIANA KARLA DE OLIVEIRA MARTINS VARELLA GUERRA