PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de DEFESA: ALLISON CRISTIAN DA CUNHA

DISCENTE: ALLISON CRISTIAN DA CUNHA
DATA: 28/08/2017
LOCAL: UFERSA

UTILIZAÇÃO DE HARDWARE LIVRE PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CONTROLADOR DE BOMBEIO CENTRÍFUGO SUBMERSO APLICADO EM POÇOS PRODUTORES DE PETRÓLEO

bcs, bombeio centrífugo submerso, elevação artificial, controle fuzzy, hardware livre.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

A redução de consumo energético e do custo operacional na indústria de petróleo vem se tornando uma preocupação cada vez maior ao longo dos últimos anos, e nesse contexto a busca por novos métodos de produção de petróleo e a utilização de técnicas de controle integradas aos sistemas de elevação artificial para a otimização desse processo exercem um importante papel. Nesse âmbito, Costa (2012) idealizou um sistema de controle fuzzy para poços equipados com BCS (Bombeio Centrífugo Submerso), e a partir dele um controlador em linguagem ladder, sendo adotado o uso de um CLP (Controlador Lógico Programável) para o seu desenvolvimento, baseando-se em alguns critérios de padronização, e por se tratar de uma aplicação industrial. Entretanto algumas alternativas devem ser consideradas, explorando outros critérios relevantes e o uso de tecnologias atuais. A proposta deste trabalho é implementar o sistema idealizado sob uma nova arquitetura, através do uso da plataforma Arduino®. O intuito é um controlador de baixo custo, com tecnologia de software que contemple fácil configuração e operação remota. Os objetivos principais são a redução de custos através da utilização de hardware mais econômico, e a aceleração do desenvolvimento devido a migração para uma linguagem de programação mais sofisticada. Além disso, a proposta representa um grande passo para a disseminação do uso da filosofia de hardware livre para controle do processo de produção de petróleo, abrindo portas para a implementação de novos controladores para outros métodos de elevação.

Presidente - 1810697 - MARCELO ROBERTO BASTOS GUERRA VALE
Interno - 1715546 - FABIANA KARLA DE OLIVEIRA MARTINS VARELLA GUERRA