PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de DEFESA: MANASSES MEDEIROS ROCHA

DISCENTE: MANASSES MEDEIROS ROCHA
DATA: 10/03/2017
LOCAL: Auditório do CITED-UFERSA

SIMULAÇÃO DE UM CONTROLE FUZZY APLICADO A UM SISTEMA EÓLICO DE VELOCIDADE VARIÁVEL CONECTADO A REDE

Energia Eólica, Fonte renovável, Lógica Fuzzy, Gerador PMSG.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação

A energia eólica é uma fonte renovável que tem crescido em aplicação e desenvolvimento tecnológico. Além do mais, a geração de eletricidade a partir desses sistemas não compromete o meio ambiente. Devido ao comportamento não linear do vento, o desenvolvimento de um modelo matemático que descreva o seu comportamento é uma tarefa complexa e, algumas vezes, impraticável. Contudo, pode-se utilizar um sistema de controle baseado em Lógica Fuzzy uma vez que essa técnica não requer o detalhamento matemático do sistema. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um controlador Fuzzy, utilizando o Fuzzy Logic ToolboxTMdisponível no MATLAB® e comparar o seu desempenho com o Controlador Proporcional Clássico, em um sistema eólico de velocidade variável, com gerador PMSG, conectado à rede. A metodologia utilizada neste trabalho possui as seguintes etapas: Estudo e formulação de uma base teórica para escolha do modelo eólico a ser utilizado no trabalho; Modelagem do sistema eólico (ambiente MATLAB/Simulink); Estudo e formulação de uma base teórica em Lógica Fuzzy para escolha do método mais adequado ao problema; Desenvolvimento do controle Fuzzy; Simulação e análise dos resultados. Os resultados obtidos comprovam que o controlador fuzzy apresentou tempo de resposta mais baixo que o proporcional clássico e melhor controle na potência gerada.

Presidente - 671.600.424-68 - JOSE PATROCINIO DA SILVA - UFRN
Externo ao Programa - 2118196 - ADLLER DE OLIVEIRA GUIMARAES