PPGEE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CE Telefone/Ramal: 33178386/1799

Banca de DEFESA: DANIEL CARLOS DE CARVALHO CRISÓSTOMO

DISCENTE: DANIEL CARLOS DE CARVALHO CRISÓSTOMO
DATA: 10/03/2017
LOCAL: Sala 20 do prédio da PROPPG

SIMULADOR DE CONTROLE DE POTÊNCIA, ENERGIA E CONEXÃO À REDE DE AEROGERADORES - SiConErCo

Ferramenta de Simulação, Energia Eólica, Realidade Virtual

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O bom uso da tecnologia a favor da educação torna-se uma alternativa bastante viável no aperfeiçoamento dos métodos de ensino. Em um mundo onde as informações são trocadas em alta velocidade, os processos de ensino aprendizado também demandam rapidez e eficiência. Uma das opções que garantam estes requisitos na modernização do ensino está no uso de ferramentas de realidade virtual, como simuladores, que adicionam os fatores imersão e interatividade no processo de aprendizado do aluno. Aliar esses benefícios ao contexto do ensino de energia eólica, que vem se difundindo ano a ano no país e principalmente no estado do Rio Grande do Norte, torna a consolidação dessa tecnologia bastante relevante. Desta forma, este trabalho trata da construção de uma ferramenta de simulação 3D em plataformas gratuitas que trarão em sua estrutura os principais conceitos inerentes à energia eólica retratadas de uma forma interativa e imersiva para o usuário. Este, terá no simulador, 5 módulos distintos, que permitirão a análise das temáticas de controle de potência e suas estratégias; produção anual de energia e conexão à rede; onde é possível transitar em um ambiente similar ao parque eólico e conhecer sua estrutura, além de opções como: escolher a força do vento incidente, visualizar a execução do controle das pás e acompanhar a energia gerada de acordo com suas decisões, entre outros. O simulador será desenvolvido no software Unity 3D, que é, originalmente desenvolvido para criação de jogos, mas que, nesse trabalho, aproveitará todos os recursos gráficos e interatividade disponíveis para fins didáticos na temática da aquisição e aproveitamento de energia através dos ventos.

Presidente - 1806415 - ADRIANO ARON FREITAS DE MOURA
Externo à Instituição - AILSON PEREIRA DE MOURA - UFC