OTIMIZAÇÃO DE ASAS DE MATERIAL COMPÓSITO DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS ELEMENTOS FINITOS
VANT, materiais compósitos, otimização estrutural, elementos finitos.
Os veículos aéreos não tripulados (vant) vem sendo estudados ultimamente devido a sua capacidade de substituir as aeronaves tripuladas em missões perigosas ou que a utilização de tripulação seja desnecessária como: missões militares, aplicação de agrotóxico na agricultura. Dentre outras características peculiares dos vant’s, enfatiza a necessidade da realização de voos em grandes altitudes e com grande autonomia. Com isso leva a utilização de materiais mais leves e com asas de grandes alongamentos para provocar um menor arrasto induzido. O crescimento da utilização de materiais compósitos no ramo aeronáutico se deve a sua leveza e resistência, e por sua característica anisotrópica que pode ser susceptível a otimização estrutural. Métodos de otimização estrutural são feitos através de elementos finitos disponíveis no programa de análise estrutural ansys®. Nesta dissertação irá mostrar um breve historio sobre vant’s, obter as características geométricas da asa, modelar a asa computacionalmente no ANSYS®, definir o material compósito utilizado e sua configuração na estrutura da asa e otimizar essa asa para chegar em um projeto ótimo onde irá apresentar uma redução na massa sem comprometer sua resistência.