Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA HOLANDA MAIA

DISCENTE: JULIANA HOLANDA MAIA
DATA: 29/09/2020
LOCAL: meet.google.com/fzy-cxsn-whr

CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO EM SEMENTES DE Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong SUBMETIDAS AO ESTRESSE SALINO

Fabaceae, Priming; germinação; vigor; salinidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong é uma espécie vegetal nativa do Brasil com grande importância econômica, social e ambiental, sendo explorada em diversas áreas, desde a construção civil ao reflorestamento de áreas degradadas. Porém, a germinação das sementes e crescimento das plântulas podem ser prejudicados pelo excesso de sais presente no solo ou na água de irrigação, sendo de grande relevância estudos que busquem soluções para amenizar este problema O condicionamento fisiológico é uma técnica aplicada a semente, visando acelerar e uniformizar a germinação, funciona como mitigador de estresse abiótico para algumas espécies. Nesse contexto, objetiva-se avaliar os efeitos do condicionamento fisiológico em sementes de E. contortisiliquum sob condições de salinidade. O experimento será dividido em três etapas, primeiro será determinada a curva de embebição das sementes nas diferentes soluções osmóticas com polietilenoglicol (PEG6000) nos potenciais -0,2; -0,4 e -0,6 MPa para determinação do tempo de condicionamento das sementes. Na segunda etapa do experimento, as sementes serão submetidas ao estresse salino nos seguintes níveis de condutividade elétrica:0,0 (água destilada); 4,0; 8,0, 16,0 e 20 dS.m-1. O delineamento experimental será o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições de 25 sementes. Na terceira etapa do experimento, sementes com e sem condicionamento serão submetidas ao estresse salino nos níveis escolhidos na segunda etapa, em que houveram redução da germinação e vigor das sementes. As variáveis analisadas na segunda e terceira etapa serão: germinação, primeira contagem, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea, comprimento de raiz, massa seca da parte aérea e da raiz.

Presidente - 2835021 - CLARISSE PEREIRA BENEDITO
Interno - 1920951 - GARDENIA SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUES